Essentia Editora

Revista Vértices comemora 25 anos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/04/2022 07h15, última modificação 31/08/2023 13h09
Para iniciar a celebração do aniversário, o periódico científico do IFFluminense publica a primeira edição deste ano.
Revista Vértices faz 25 anos em 2022

(Imagem: Essentia Editora)

A revista Vértices, periódico científico da Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF), chega aos 25 anos em 2022. E, aproveitando o ensejo do aniversário, anuncia novidades: a primeira é a nova formação da equipe editorial, composta agora pelas professoras Ana Paula de Castro, Fernanda Soares Luz e Inez Barcellos de Andrade; a segunda é a publicação dos três dossiês, selecionados do edital de 2021, intitulados: “A pesquisa em Educação Profissional (EP): temas, abordagens e fontes”, “Dez anos da lei das cotas (2012-2022): um balanço das ações afirmativas no Brasil” e “Literaturas africanas em língua portuguesa: perspectivas críticas e históricas”, e esse último é parte do v. 24, n.1 da revista, que acaba de ser lançado.

"Assim, ao apresentar esse primeiro número da edição comemorativa dos 25 anos da Vértices, temos um total de 13 artigos, sendo os sete primeiros uma seção dedicada a esse dossiê", explica a editora assistente da Vértices, Inez Barcellos de Andrade.

Os organizadores Adriano Carlos Moura e Érica Luciana de Souza Silva, do IFFluminense, Francisco José de Jesus Topa, da Universidade do Porto (Portugal), e Solange Evangelista Luis, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Angola), se reuniram, em uma parceria de pesquisadores portugueses e brasileiros, integrando temáticas relacionadas à literatura africana em língua portuguesa, que visam fortalecer os muitos desafios sobre essas questões.

"O dossiê trata de estudos realizados no contexto da literatura africana, contribuindo para o conhecimento sobre a África, de seu território e cultura, a partir de uma produção bibliográfica de autores africanos. Trata-se de rico material com importante potencial para utilização por estudantes, pesquisadores, professores e leitores em geral, considerando o escasso material sobre o tema", avalia Inez, acrescentando que "outros seis artigos que completam esse v. 24, n. 1 trazem importantes contribuições, sendo três da área de ensino, um das Ciências Exatas e dois das Ciências Agrárias".

Revista técnico-científica, gratuita e de livre acesso há 25 anos

Um pouco da história do periódico - Em 1997 um grupo de servidores do então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Campos dos Goytacazes se reuniu e iniciou o trabalho de edição da revista Vértices. Foi uma proposta pioneira dentro do grupo dos Centros Educacionais Federais à época. A revista nasceu com a proposta de ser multidisciplinar, sendo mantida até os dias de hoje. Em sua trajetória, passou por diferentes momentos, mas mantendo a proposta de ser uma revista técnico-científica, gratuita e de livre acesso. Em 2021, foram feitos cerca de 40 mil acessos e downloads de seus artigos. Desde seu v.17 passou a ser publicada exclusivamente no formato digital e está indexada em mais de vinte e duas bases de dados, diretórios, portais, diretórios e redes sociais. A última indexação foi no Sistema Internacional Redalyc.

"A edição de 2022, comemorativa dos 25 anos da revista, é motivo de grande alegria e momento para muitos agradecimentos a todos e todas que têm contribuído de forma direta e indireta para que chegássemos até aqui: autores, avaliadores, equipe editorial, gestores e aos nossos leitores", destaca Inez.

Conheça mais sobre a Vértices no site da Essentia Editora do IFFluminense

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais.

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!