Divulgação Científica

Revista Vértices lança novo número

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/12/2020 00h00, última modificação 31/08/2023 13h01
A última edição de 2020 conta com 16 artigos. A publicação está disponível para download no site da Essentia Editora do IFF.
Revista Vértices lança novo número

A publicação científica pode ser acessada no site da Essentia Editora.

A Essentia Editora lançou mais uma edição da Revista Vértices, o v. 22, n. 3, trazendo 16 artigos, com nove deles compondo a seção Dossiê Temático “Pensar e Fazer a Cidade: Educação e Desenvolvimento Local”, organizado pelos professores Vitor Yoshirara, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e Cremilda Barreto Couto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e pelos colaboradores Luana Silva Monteiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Darana Carvalho de Azevedo, da UFF-Niterói, e Elaine Antonio Antunes Passos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Esse dossiê temático tem como origem uma parceria da Prefeitura Municipal de Macaé/Observatório da Cidade de Macaé com a Revista Vértices. Os outros sete textos seguintes são das áreas de:

Serviço Social - “A rede socioassistencial de atendimento à criança e ao adolescente em Campos dos Goytacazes-RJ: contribuições ao debate” e “Cartografias dos conflitos e da ação coletiva em Campos dos Goytacazes/RJ na entrada do século XXI”;

Economia  - “Crise fiscal nos municípios fluminenses da Bacia Petrolífera de Campos, entre 2014 e 2018”;

Biologia - “Prevalência de mosaicismos cromossômicos em 2.500 estudos citogenéticos realizados em um laboratório de genética”;

Engenharia Ambiental - “Uso de geotecnologias para mapeamento e análise de áreas verdes urbanas no município de Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil”;

Engenharia Civil - “Sistema de Vedação Vertical em Fachada Ventilada Opacas: estudo de caso sobre empreendimentos brasileiros;

Engenharia Elétrica - “O crescimento da geração distribuída no contexto da crise hidroenergética na região Sudeste do Brasil: aspectos ambientais e socioeconômicos”.

A editora assistente da Revista Vértices, Inez Barcellos de Andrade, pondera que, apesar das dificuldades inerentes aos acontecimentos deste ano, há o que comemorar. “Chegamos ao fim de 2020 com um misto de emoções intensamente vividas neste ano, que foram desde o medo do que ainda está por vir nesses tempos de pandemia até a imensa alegria e satisfação de saber que estamos juntos nessa luta, produzindo e disponibilizando importantes contribuições para ciência brasileira. Essa alegria vem, em grande parte, pelo fato da nossa revista estar crescendo em número de acessos, downloads, das várias submissões de artigos de autores de regiões e instituições diferentes, dos avaliadores que gentilmente atendem ao nosso chamado para emitirem seus valiosos pareceres e da equipe editorial, incansável para garantir a qualidade da nossa publicação científica. Agradecemos assim, mais uma vez, a confiança e colaboração de todos que trabalharam, trabalham e continuam trabalhando em prol da Vértices”, avalia.

Acesse AQUIv. 22, n. 3 da Revista Vértices.