Divulgação Científica

Revista Vértices lança primeiro número de 2023 e passa a ser de fluxo contínuo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/05/2023 13h44, última modificação 31/08/2023 13h16
A primeira edição de 2023 conta com 12 artigos. A publicação está disponível no site da Essentia Editora do IFF.
Revista Vértices lança primeiro número de 2023 e passa a ser de fluxo contínuo

Revista Vértices lança primeira edição de 2023

A Revista Vértices da Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense (IFF) acaba de lançar a primeira edição do ano de 2023, o volume 25, número 1, que já está disponível para download e leitura no site oficial da editora.

A Edição traz doze artigos, sendo seis da área da Educação, dos quais três são sobre Ações Afirmativas. Complementando o volume 25, número 1, a revista apresenta uma pesquisa na área das Engenharias, dois textos na área das Ciências Agrárias e um artigo que trata de ações coletivas na perspectiva descolonial. Finalizando o número, há dois textos nas áreas de Saúde/Biologia.

A Editora Essentia anunciou ainda que a Revista Vértices, de agora em diante, deixa de ser uma fonte de publicação técnico-científica feita no período quadrimestral e passa a ser de fluxo contínuo. Isso significa que os artigos científicos serão publicados à medida que forem aprovados, sem ser necessário esperar o fechamento de uma edição.

A adoção de tal modalidade de publicação traz diversas vantagens, com destaque para o desacumulo de trabalhos já aprovados pelos avaliadores, não sendo mais necessário esperar até o momento da edição e diagramação de um número específico, o que dá agilidade ao fluxo editorial e rapidez na divulgação, assim como, disponibilidade das pesquisas, gerando ganhos consideráveis à toda comunidade científica. Além disso, a rápida circulação dos trabalhos dos autores gera um maior número de citações ao artigo, o que favorece o aumento da produção científica.

Outra novidade é a inclusão da Revista Vértices no Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras (Miguilim) e no repositório La Referencia - Red de Repositórios de Acceso Abierto a la Ciência, o qual abriga diversos artigos científicos produzidos em toda América Latina.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!