Eleições IFF 2023

Saiba como será a apuração dos votos nas Eleições IFF 2023

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/12/2023 13h58, última modificação 06/12/2023 13h59
Apuração começa logo após o fim do horário de votação, e eleitos serão conhecidos no mesmo dia.
Saiba como será a apuração dos votos nas Eleições IFF 2023

Previsão é de que a apuração dos votos para reitor dure cerca de 2h (Arte: Karine Prevatto/IFF).

As Eleições 2023 para os novos gestores do IFF - reitor e diretores-gerais dos campi - estão sendo realizadas nesta quarta-feira, 06 de dezembro, das 09h às 21h, em 13 unidades do instituto. A apuração será iniciada imediatamente após o término da votação e, graças à urna eletrônica, os vencedores serão conhecidos poucas horas após o final da votação.

Assim que for concluída a votação nos campi, um dos membros da mesa receptora entrega todo o material de votação ao presidente da Comissão Eleitoral Local, que enviará de imediato pelo Suap, em processo privado, para o presidente da Comissão Eleitoral Central, uma cópia digital em .PDFA do Boletim de Urna (BU) e da Ata lavrada pelo secretário da mesa receptora de votos.

Em Campos, na sede da Reitoria, a Comissão Eleitoral Central reunirá todos os BU recebidos para a contagem dos votos para o cargo de reitor. A mesa apuradora da eleição para reitor será constituída, no mínimo, por quatro membros, sendo: o presidente da Comissão Eleitoral Central; três membros titulares da Comissão Eleitoral Central, preferencialmente um servidor docente, um servidor técnico-administrativo e um discente.

A apuração dos votos para o cargo de reitor será transmitida, ao vivo, pelo IFFTube

Paralelo ao trabalho de apuração de votos para reitor, as Comissões Eleitorais Locais farão a apuração dos votos para os cargos de diretores-gerais dos campi. A mesa apuradora será constituída, no mínimo, por cinco membros, sendo: o presidente da Comissão Eleitoral Local; três membros da Comissão Eleitoral Local, preferencialmente um servidor docente, um servidor técnico-administrativo e um discente; e um representante da mesa receptora de votos.

Concluído o processo de contagem dos votos, o presidente da mesa apuradora encaminha pelo Suap à Comissão Eleitoral Central as atas de apuração e os mapas de totalização, assinados pelos membros e fiscais das mesas apuradoras.

Caberá à Comissão Eleitoral Central a elaboração da ata de apuração final da eleição e a proclamação do resultado do pleito para reitor e para diretor-geral dos campi

Será declarado eleito o candidato que apresentar taxa percentual de votos superior aos demais, tendo em vista o peso de participação de cada segmento. Para o cálculo, será considerada a razão entre a votação obtida pelo candidato no segmento e o quantitativo total de eleitores do segmento aptos a votar. Para o percentual final será feita a média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, conforme fórmula abaixo:

Todas as informações podem ser acompanhadas pela página das Eleições no Portal do IFF.

Eleições IFF 2023: separe seus documentos e participe!

Comunidade do IFF vai eleger reitor e diretores-gerais dos campi nesta quarta, dia 06 de dezembro

Servidores e estudantes já começaram a votar