Conheça o Portal de Dados Abertos do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/07/2021 10h27, última modificação 31/08/2023 13h03
Portal garante acessibilidade ao público por meio da disponibilização da base de dados institucionais.
Conheça o Portal de Dados Abertos do IFF

A abertura das bases de dados do Instituto Federal Fluminense (IFF)  atende à Política de Dados Abertos do poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto N.º 8.777 de 11 de maio de 2016. Nesse sentido, o objetivo é disponibilizar  informações acessíveis ao público, visando ao aprimoramento da cultura de transparência pública.

"Tornar públicas as informações passíveis de serem divulgadas e que estão sob o domínio do Instituto Federal Fluminense. Esse é o nosso compromisso enquanto instituição do Poder Executivo Federal. Na perspectiva da sociedade, se fortalece a transparência com a divulgação das informações aos cidadãos, publicados de forma que o acesso pelos interessados seja facilitado e simplificado, além de apresentarem linguagem clara, coesa e concisa.", explicou a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFF, Alline Moraes.

Em agosto de 2020, foi publicado o Plano de Dados Abertos (PDA) do Instituto Federal Fluminense, um planejamento institucional sobre as bases que serão disponibilizadas à sociedade por meio do Portal de Dados Abertos. "O Portal é uma consolidação desse planejamento. Foi apresentado o conceito de abertura de bases de dados, a Política de Dados Abertos da Instituição e a forma de operacionalizar o Portal de Dados Abertos. Dessa forma, deu-se o início à divulgação das bases de dados do Instituto ", explica Rebeca Campanha, da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI).

Em março de 2021, o Portal de Dados Abertos começou a ser alimentado com informações produzidas ou formatadas no Instituto. Já em abril do mesmo ano, a DGTI realizou um treinamento com os responsáveis, indicados pelos gestores das áreas da Instituição, por alimentar o Portal de Dados Abertos.

Segundo o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, o PDA consolida ainda mais a transparência das informações públicas, facilitando sua utilização por parte dos cidadãos. "Este é mais um passo que a nossa instituição está dando na transparência das suas ações educativas, na certeza que esse é um dever de prestar contas à sociedade de todo investimento que é feito em nossa instituição e tudo que retorna em forma de ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte  e compromisso com uma educação transformadora", enfatizou o reitor.

Acesse o Portal de Dados Abertos

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!