Notícias
São João da Barra e Cambuci são novos campi
Os Núcleos São João da Barra e Cambuci agora serão denominados campus avançado. Para além de uma mudança de nome, o novo status representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de anos nestas unidades e a possibilidade de ampliar as ações e os investimentos na área da educação, no sentido de promover o desenvolvimento das regiões.
Os campi avançados São João da Barra – no Norte Fluminense - e Cambuci – no Noroeste Fluminense - estão localizados em regiões distintas do interior do estado do Rio de Janeiro. Enquanto o primeiro situa-se em uma área de crescimento industrial, com a construção do Superporto do Açu, o segundo situa-se em uma região tradicionalmente agrícola.
“A autorização desses novos campi representa um avanço no processo de interiorização da educação profissional e tecnológica que tanto defendemos, ao mesmo tempo em que responde aos anseios das comunidades ao contribuir para o desenvolvimento dessas regiões em acordo com seus arranjos produtivos locais”, destaca Luiz Augusto Caldas, reitor do IFFluminense, lembrando que este resultado é fruto da dedicação e empenho de muitas pessoas.
A notícia foi recebida com alegria pelo diretor do agora campus avançado São João da Barra, Valter Sales. “Trata-se de um projeto pelo qual estamos trabalhando há anos e que será preponderante para o desenvolvimento econômico e social da região”.
Com o novo status, explica Valter, a unidade – fruto de parceria entre o IFF e a Prefeitura desde 2002 – passará a receber recursos do governo federal, poderá contratar servidores via concurso publico, bem como terá a possibilidade de planejar ações a longo prazo e ampliar sua atuação.
“Queremos, inclusive, investir na verticalização do ensino com oferta de cursos de graduação, o que não existe no município. O próximo passo, agora, é aguardar o término das obras da nova sede, que está sendo construída pela Prefeitura, para dar prosseguimento ao projeto de ampliação”, explica Valter. Atualmente, o campus funciona em unidade provisória.
Carolina Brandão, diretora do campus avançado Cambuci, também comemora. “Essa data será um marco para o desenvolvimento de uma região carente de oportunidades, na qual nossos jovens têm que buscá-las em outros polos. Nessa parceria com o governo federal, há a esperança de fundamentação e propagação do conhecimento técnico, estimulando que os nossos jovens criem raízes e desenvolvam a economia regional”, ressalta.
A unidade de Cambuci – ligada ao campus Bom Jesus do Itabapoana – começou a ser idealizada em 2009. No primeiro semestre de 2012, o núcleo iniciou suas atividades de ensino, com a primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária.
O campus avançado Cambuci está localizado na bela fazenda Santo Antão.
Veja AQUI a Portaria n.º 505 de 10 de junho de 2014.
IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em 12/06/14)