Segurança da Informação no IFF: seu e-mail mais seguro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/02/2023 16h18, última modificação 31/08/2023 13h15
Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação promove campanha de Segurança da Informação entre servidores e estudantes do IFF.
Segurança da Informação no IFF: seu e-mail mais seguro

A cada mês será tratado um tema específico para orientar servidores e estudantes (Arte: Bruno Leite).

A internet se tornou uma ferramenta essencial de trabalho e de comunicação entre as pessoas. Dificilmente hoje é possível planejar e executar uma ação ou até mesmo pequenas tarefas do dia-a-dia sem estar conectado.

Por isso mesmo é tão importante estar seguro e proteger seus dados e as informações compartilhadas. Para tentar reduzir os riscos durante a navegação na internet é importante adotar uma postura preventiva e, neste sentido, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFF (DGTI) promove uma campanha voltada para a Segurança da Informação no Instituto.

“A campanha de segurança da informação vem ao encontro da premissa de trabalho da DGTI em agir pró-ativamente, conscientizando a comunidade do IFF sobre as ameaças e as melhores práticas para mitigar os riscos ao utilizar recursos computacionais, sejam serviços institucionais ou externos. Além disso, esta campanha visa atender a uma ação planejada no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)”, explica André Cunha, coordenador de Operações de Redes da DGTI.

A cada mês será tratado um tema específico, começando pelo E-mail: Origem da mensagem, Links e Spam são assuntos abordados para orientar servidores e estudantes.

Origem da mensagem

Antes de abrir qualquer mensagem, verifique se o remetente é conhecido. No webmail Institucional, ao parar o cursor do mouse em cima da coluna “De”, é possível visualizar o remetente sem abrir a mensagem, conforme imagem abaixo.

Figura 1: Webmail IFF - visualizando endereços (clique na imagem para ampliar)

Links

Atualmente, os e-mails são umas das principais portas de entrada de ameaças para dispositivos e redes de computadores, desta forma, evite clicar em links suspeitos. Com a mensagem aberta, é possível visualizar o endereço do respectivo link posicionando o cursor do mouse sobre o mesmo. Lembramos que toda página Institucional possui o domínio .iff.edu.br. Não preencha seus dados institucionais em sites externos.

Figura 2: Webmail IFF - visualizando links (clique na imagem para ampliar)

Como reportar um SPAM?

Ainda assim desconfia que a origem não é legítima? Encaminhe o e-mail para nossa equipe analisar pelo endereço abuse@iff.edu.br

Mas se tiver certeza que a mensagem não é desejada, e não foi classificada desta forma, é possível ajudar o sistema nesta classificação ao reportar a mesma como Spam, por meio do botão de mesmo nome, na barra superior.

Figura 3: Webmail IFF - Marcando mensagem como SPAM (clique na imagem para ampliar)

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!