Seleção 2015: uma nova proposta pedagógica

por admin publicado 10/10/2014 18h00, última modificação 31/08/2023 12h47
Os campi São João da Barra, Cambuci e Santo Antônio de Pádua oferecem uma nova proposta pedagógica. Cursos serão ofertados por eixos tecnológicos.

Interessados em estudar nas novas unidades do IFFluminense perceberão uma diferença: a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio por Eixos Tecnológicos. Isso porque os campi avançados São João da Barra e Cambuci e o campus Santo Antônio de Pádua oferecem uma proposta pedagógica diferenciada: a politecnia.

Também conhecida como educação pelo trabalho, a politecnia consiste em um modelo de formação integral que visa superar a tradicional divisão entre trabalho intelectual e manual, desenvolvendo de forma integrada ambas habilidades.

"Esse modelo de ensino, a politecnia, tem como objetivo formar um cidadão pleno, transformar o estudante em protagonista do conhecimento. Por meio do ´saber fazer´ e ´saber pensar´, será um cidadão mais criativo e melhor posicionado”, explica Arthur Rezende, diretor de Ensino do campus Pádua.

Os estudantes, ao concluírem o 1.º ano - formação básica -, poderão optar por um eixo tecnológico e ao concluírem o 2º ano farão a opção por uma das habilitações ofertadas pelo campus. “Assim, o estudante terá um pouco mais de vivência ao escolher o curso, não precisando fazer essa escolha no momento da inscrição. Na prática, haverá, dentro de uma proposta de projetos, a integração das disciplinas de formação básica com as de formação técnica”, complementa Arthur.

A unidade ofertará Eixos Tecnológicos em Controle e Processos Industriais, Gestão de Negócios e Infraestrutura, contudo, as habilitações em cada um deles estão sendo definidas. A escolha dos eixos, segundo Arthur, foi “fruto das discussões com a comunidade, além de estudos socioeconômicos da região Noroeste Fluminense”.

No campus avançado Cambuci, que já oferece o Curso Técnico em Agropecuária, a novidade será o Eixo Tecnológico na área de Recursos Naturais visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social da atividade agrícola, característica na região.

Já em São João da Barra, o campus ofertará os seguintes Eixos: Controle e Processos Industriais e Produção Industrial. Segundo o diretor da unidade, Valter Sales, “são os que melhor traduzem as oportunidades que temos observado em nossa região, bem como nos cenários que prospectamos para o futuro”.

Entre as habilitações que poderão ser oferecidas para o eixo Controle e Processos Industriais, estão: Técnico em Petroquímica e Técnico em Máquinas Navais. Já para o Eixo Produção Industrial, Técnico em Petróleo e Gás e Técnico em Construção Naval.

“A perspectiva é proporcionar aos estudantes dos cursos técnicos integrados, normalmente adolescentes, o contato gradativo com os eixos e áreas tecnológicas, bem como para que possam optar com tranquilidade e conscientes acerca das futuras profissões. Enfim, serão sujeitos das escolhas e construtores dos respectivos destinos”, finaliza Valter.

As inscrições para o Processo Seletivo 2015 poderão ser realizadas até as 20h do dia 07 de novembro de 2014, no Portal de Inscrições www.inscricoes.iff.edu.br.

IFF nas redes sociaishttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 17/10/14)