JIF

Seleção IFF participa dos Jogos das Instituições Federais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/11/2022 15h07, última modificação 31/08/2023 13h14
Serão 71 atletas do Instituto Federal Fluminense disputando 10 modalidades na competição que reúne estudantes de todo o Brasil.
Seleção IFF participa dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais

Equipe de basquete masculino é composta por atletas dos campi Campos Centro e Bom Jesus (Foto: Divulgação/IFF).

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Nacional 2022 - serão realizados de 28 de novembro a 02 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). A competição, que reúne os atletas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país, retorna após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19. Serão 31 instituições participantes, tendo o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) como o anfitrião.

Pelo IFF, participarão 71 atletas - alunos entre 16 e 19 anos - dos campi Bom Jesus, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã e Santo Antônio de Pádua. Eles irão disputar 10 modalidades: Atletismo (Masculino e Feminino), Basquete (Masculino), Handebol (Feminino), Judô (Masculino e Feminino), Natação (Masculino e Feminino), Tênis de mesa (Masculino e Feminino), Vôlei (Masculino), Xadrez (Masculino), Vôlei de praia (Masculino) e Futsal (Masculino e Feminino).

A Seleção IFF, como define Ricardo Reis, coordenador de Políticas Esportivas do Instituto, é um sonho realizado. “Desde que assumimos o compromisso de formular a política esportiva do Instituto, nosso objetivo era democratizar a participação dos estudantes nas competições e, com a articulação na Câmara de Esportes, conseguimos um entendimento de fortalecimento e não de exclusão para inserir alunos de todos os campi”, explica.

Ao escolher os atletas para as equipes que irão disputar o Nacional, os técnicos dos times campeões dos Jogos Intercampi do IFF (JinIFF) consideraram esta visão integradora concretizando o projeto da Seleção IFF.

Por exemplo, a equipe de basquete que, tradicionalmente é do Campus Campos Centro, terá dois atletas do Campus Bom Jesus, pela primeira vez. Um deles é João Gabriel Oliveira Condé Barreto, do Curso Técnico em Alimentos. “Toda a equipe recebeu a mim e Daniel Ibamar super bem, nos acolheu e fez com que a gente se sentisse em casa”, conta, acrescentando que a expectativa para o campeonato é a melhor possível.

“Nosso time vem se preparando bastante, pois sabemos que as equipes que estão indo são fortes, mas também sabemos que a nossa equipe tem potencial para chegar à final e, se tudo der certo, vencer o JIF”, acredita.

Os estudantes viajarão no sábado, dia 26 de novembro, acompanhados de 20 servidores. Chefe da delegação e técnico da equipe de basquete, Ricardo aposta em um JIF de reencontro, após dois anos parados. “Será uma oportunidade maravilhosa desses alunos vivenciarem através do esporte as culturas e costumes tão diferentes desse Brasil que irá marcar a vida de cada um para sempre”.

Favoritismo:

Segundo Ricardo, não há como falar em favoritos para o JIF - Etapa Nacional 2022 - já que todas as equipes tiveram que se reorganizar pós-pandemia. “Só em poder participar já é uma grande vitória”, diz. Equipes que sempre buscaram pódio e podem conquistar algo são o vôlei masculino, o basquete masculino e o futsal feminino. “O vôlei de praia é a modalidade mais vencedora do IFF no JIF, e a expectativa de vencer mais esse campeonato é muito grande. As individuais também podem beliscar alguma coisa, mas é muito prematuro falar. É um JIF que será uma surpresa para todos”, afirma Ricardo.

Histórico de vitórias do IFF:

2008 - Fortaleza/ CE

2009 - Vitória/ ES

Natação feminino e masculino

Vôlei de praia feminino

2010 - Brasília

2013 - Foz do Iguaçu/PR

2014 - Natal/ RN

Futsal masculino

2015 - Goiânia/GO

Futsal feminino

Natação

2017 - Poços de Caldas

Judô

2019 - Guarapari/ES

Xadrez feminino

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!