Seminário Ciência Sem Fronteiras

por admin publicado 17/10/2013 17h26, última modificação 31/08/2023 12h45
O Escritório de Cooperação Internacional convida alunos de graduação e professores para o Seminário Ciência Sem Fronteiras e Experiências Acadêmicas no Exterior: Breves Relatos.

Halloween (1)

O evento será realizado no dia 31 de outubro de 2013, das 14h às 18h, no auditório Miguel Ramalho, do campus Campos-Centro. Cerca de 10 alunos do Instituto que participaram do Programa Ciência Sem Fronteiras, em 2012, irão falar sobre suas experiências. Eles fizeram um ano de graduação sanduíche em países como Canadá, Estados Unidos e Portugal.

O objetivo é abordar a vida acadêmica no exterior em termos de disciplinas, estrutura dos laboratórios, a relação aluno-professor, as diferenças curriculares e o sistema de estudo, assim como as dificuldades que eles vivenciaram.

Após a apresentação dos alunos, será aberto para debate e para que o público presente esclareça dúvidas e curiosidades. “O seminário, além de ser uma forma de prestação de contas, visa passar à comunidade acadêmica do Instituto a realidade de outros países”, diz Maria Inês Albernaz, coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional e do Programa Ciência Sem Fronteiras no IFF.

Maria Inês ressalta que a data escolhida para a realização do evento, 31 de outubro, não foi uma coincidência. Nos Estados Unidos é comemorado o Halloween, “uma tradição presente e vivida de forma intensa por todos naquele país”, complementa.

Halloween (3)

Ciência Sem Fronteiras: O programa do Governo Federal oferece bolsas de estudos no exterior para alunos de graduação e pós-graduação. Trinta alunos do IFF já foram aprovados para o 2º semestre letivo de 2013 e, para 2014, cerca de 45 estudantes participam do processo de seleção. Os números mostram o sucesso do programa no Instituto.

“Nós oferecemos todo o suporte para os alunos, desde a tradução de documentos até o contato com as universidades, com o objetivo de fazer com que eles tenham sucesso”, finaliza Maria Inês.

Veja abaixo o cartaz do evento:

Cartaz Ciência Sem Fronteiras

(Publicada em 17/10/2013)