Série de webinars “APNP nos Campi” começa nesta quinta, 24 de setembro

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 21/09/2020 00h00, última modificação 31/08/2023 13h00
Na primeira transmissão, participam os diretores-gerais dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio e Itaperuna.
Série de webinars “APNP nos Campi” começa nesta quinta, 24 de setembro

Série começa nesta quinta-feira, 24 de setembro, às 10h, com transmissão pelo IFFTube (Arte: Bruno Leite)

O Instituto Federal Fluminense (IFF) inicia nesta semana uma série de webinars com a temática “APNP nos Campi”, para falar a respeito das Atividades Pedagógicas Não Presenciais. A primeira será nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, às 10h, com transmissão pelo canal oficial do IFF no YouTube, o IFFTube, e contará com a participação dos diretores-gerais Leandro Pereira da Costa (Campus Bom Jesus do Itabapoana); Victor Saraiva (Campus Cabo Frio); e Filipe Castro (Campus Itaperuna).

O objetivo é abordar o retorno das atividades na modalidade remota, cada campus explicar sua proposta de calendário e como isso está sendo feito. “Aqui em Bom Jesus nós já fizemos reuniões com as representações estudantis, webinar com os pais e com os servidores. E nesta série de webinars, cada campus terá sua oportunidade de falar com toda a comunidade”, comenta o diretor do IFF Bom Jesus do Itabapoana.

Leandro lembra também que cada unidade do IFF ficou de definir o seu retorno e em quais turmas e cursos. “Inclusive, se o campus julgar que não é o melhor a ser feito para aquele caso específico, ele pode optar por não aderir às atividades remotas. Bom Jesus voltou na segunda-feira desta semana, 21 de setembro, em todos os cursos e modalidades, ou seja, aqui nenhuma turma deixará de ter Atividade Pedagógica Não Presencial neste momento”, ressalta.

As transmissões são destinadas aos estudantes, seus pais e à comunidade em geral. O intuito é que esta série de webinars sirva como ferramenta de esclarecimento neste momento em que o ensino presencial dará lugar, pelo menos por enquanto, às APNP.

"Estamos numa nova etapa em nossa instituição. Com a aprovação das diretrizes das APNP, cada campus construiu seu plano de ação e, consequentemente, a reabertura do calendário acadêmico. No Campus Bom Jesus, retornamos com o calendário dividido em ciclos, que contarão com blocos de disciplinas, de modo a não sobrecarregar nossos estudantes. Teremos atividades síncronas (ao vivo entre o professor e seus alunos, por meio de lives, videoconferência ou chats) e assíncronas (acessíveis a qualquer momento). Trata-se de um momento de reaproximação e de manter o vínculo com os estudantes. E estamos buscando todas as formas para atendermos os nossos alunos”, destaca Leandro.

A equipe de intérpretes de libras para esta transmissão será composta por Leila Fernandes, Fabrício Chieza e Tairine Rangel (titulares) e Fabiane Guimarães (reserva).

Participe!

Webinar "APNP nos Campi"