Rumo ao 5

Servidor, como você pode contribuir para o Recredenciamento Institucional?

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/07/2023 14h45, última modificação 10/10/2023 13h21
Está chegando o dia da avaliação dos cursos superiores do IFF pelo Ministério da Educação. Você, servidor, sabe qual o seu papel neste processo?
Servidor, como você pode contribuir para o Recredenciamento Institucional?

A vitória de um é a vitória de todos, correto? Se pensarmos no Instituto Federal Fluminense (IFF) como um grande time, então estão todos na mesma equipe, se esforçando a cada dia para fazer o seu melhor para que a instituição, e seus integrantes, tenham sucesso.

A visita in loco da Comissão de Avaliadores do Ministério da Educação para atestar a qualidade de um curso superior durante o processo de Recredenciamento Institucional pode não ter necessariamente qualquer impacto sobre as atividades diárias de um servidor, mas o resultado, com toda certeza, afetará o desempenho do time IFF.

Então, como o servidor pode contribuir para o sucesso do Recredenciamento Institucional no IFF, de maneira que os cursos superiores da instituição sejam bem avaliados pelo MEC?

De acordo com a procuradora institucional do Instituto, Rayanna Maciel, de várias maneiras: “Primeiro, é importante entender o que é o Recredenciamento e qual a necessidade de sua renovação”, reforça. Ela acrescenta, ainda, que é essencial a participação dos servidores nas autoavaliações institucionais, realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), “bem como estimular a comunidade - outros servidores e alunos - a participar também”.

Rayanna ainda ressalta o trabalho de formiguinha que é preciso fazer em sala de aula com os estudantes. “Os docentes e coordenadores de curso contribuem discutindo esse assunto em sala de aula, explicando a importância da instituição ser avaliada pelo MEC para elevar cada vez mais a qualidade do ensino superior e destacando, sempre, que a maneira direta de contribuição dos alunos é participando do exame do Enade e preenchendo as autoavaliações da CPA”, finaliza.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!