Servidor da Reitoria ministra capacitação para o uso de impressora braille

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/12/2020 15h14, última modificação 31/08/2023 13h01
Atividade foi realizada no Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais do IFF Campus Quissamã.
Servidor da Reitoria ministra capacitação no uso da impressora braille

Renato (primeiro plano) com os servidores do Campus Quissamã.

O servidor da Reitoria do IFF, Renato Costa, realizou uma capacitação na área de transcrição e impressão braille para servidores do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNEE) do Campus Quissamã, no mês de novembro. Renato atua como revisor de textos braille, pela Diretoria de Políticas Estudantis.

Esta foi a segunda vez que Renato esteve no campus. Em setembro, foram feitos os ajustes necessários para o funcionamento correto da impressora braille e fornecidas orientações quanto à transcrição e impressão dos textos. Receberam a capacitação a coordenadora do NAPNEE, Jane Fernandes da Costa, e o servidor Josiel Alves Azeredo.

"É de fundamental importância essa interação e cooperação junto aos servidores que lidam diretamente no apoio às pessoas com deficiência para que o aluno possa ter o melhor atendimento possível das suas necessidades específicas", ressalta Renato.

A aluna cega Lais Manhães Barcelos está matriculada no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e já tem recebido o material de estudo impresso em braille no campus. De acordo com ela, estudar no Instituto tem sido uma experiência positiva e receber o material tem contribuído para o seu desempenho. “Está ajudando a me formar e está sendo muito proveitoso pra mim”, diz.