Boas Práticas

Servidor, participe da pesquisa de percepção sobre Integridade Pública

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/10/2022 08h50, última modificação 10/10/2023 13h16
Docentes e Técnico-administrativos em Educação do IFFluminense devem responder questionário eletrônico até 07 de novembro.
Programa de Integridade no IFF – o que é e para que serve?

Formulário eletrônico da pesquisa está disponível para ser respondido até o dia 07 de novembro de 2022 (Arte: Divulgação/CGU)

Servidores do Instituto Federal Fluminense podem participar, até o dia 07 de novembro, da pesquisa de percepção sobre Integridade Pública, desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU). A ação faz parte da campanha #IntegridadeSomosTodosNós com o tema “Riscos para a Integridade”.

A pesquisa, que está em sua segunda edição, é destinada aos órgãos e entidades do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef), e tem o objetivo de coletar dados para avaliar a percepção dos servidores sobre as atividades relacionadas à Integridade Pública e os programas envolvendo o tema no âmbito da instituição pública federal.

Rápido, simples e fácil de ser respondido, o formulário eletrônico pode ser preenchido anonimamente. Os resultados da pesquisa no âmbito do IFFluminense possibilitarão aos gestores do Programa de Integridade a análise e constatação de avanços percebidos pela comunidade, e poderão subsidiar iniciativas com foco na promoção da melhoria contínua da governança pública no Instituto. Os resultados também contribuirão para futuras ações do Sipef.

A temática da pesquisa está alinhada com o Plano de Integridade do IFF, que existe desde 2018. O plano é uma obrigação legal com objetivo de combater vícios, fraudes e atos de corrupção nas instituições públicas federais por meio do reforço à conduta íntegra de servidores, fornecedores e cidadãos ligados às instituições.

Mas o que é Integridade e quais os riscos?

Integridade Pública pode ser definida, neste contexto, como uma qualidade daquele que se comporta de maneira correta, honesta e contrária a atos ilícitos. É um conjunto de ações, políticas e mecanismos para que a Administração Pública cumpra o seu papel de entregar à sociedade os resultados esperados de forma adequada, imparcial e eficiente, prestando um serviço de qualidade.

Quando há risco para a integridade de um órgão público, há a possibilidade de evento de corrupção, fraude, irregularidade ou desvio ético/de conduta que venha a impactar o cumprimento dos objetivos institucionais.

A quebra da integridade, de modo geral, é um ato humano, quase sempre intencional, envolve uma afronta a pelo menos um dos princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e envolve alguma forma de deturpação, desvio ou negação da finalidade pública ou do serviço público a ser entregue ao cidadão.

São exemplos de riscos para a integridade do IFFluminense: assédio moral, conflito de interesses, nepotismo, pressão interna ou externa ilegal ou antiética para influenciar agentes públicos, solicitação ou recebimento de vantagem indevida e utilização de recursos públicos em favor de interesses privados.

Para fomentar essa cultura, a Controladoria Geral da União (CGU) tem realizado, junto aos órgãos públicos, ações para a promoção da Integridade Pública, vista como essencial para o aumento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições.

Por isso é muito importante que os servidores respondam ativamente a pesquisa. Participe!

Integridade no IFF

Entre as diversas ações que já têm sido implementadas no IFF para melhorar a conduta dos gestores e dos servidores, está a Unidade de Gestão de Integridade, instituída pela Portaria N.º 551/2018 (e sua Retificação), e da instituição do Programa de Integridade do IFF, construído a partir das orientações contidas na Portaria CGU Nº 1089/2018 (alterada pela a Portaria Nº 57/2019), bem como em reuniões e capacitações promovidas pela Controladoria. O Programa é materializado por meio da publicação do Plano de Integridade do IFF, que está na terceira versão. O plano é um documento, aprovado no Conselho Superior e revisado anualmente, que organiza as medidas de integridade a serem adotadas, além de destacar a atuação das chamadas funções da integridade. Os instrumentos de um Programa de Integridade, organizados no Plano, incluem diretrizes já adotadas pelo IFF por meio de suas atividades, programas e políticas.

Também compõem as ações de promoção da Integridade Pública no IFF: Comissão de Ética Profissional, Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar, Ouvidoria - canal por meio do qual podem ser feitas perguntas, denúncias e sanar dúvidas.

Programa de Integridade: conjunto de medidas sistêmicas voltadas para o fortalecimento de um ambiente institucional ético e de condutas individuais adequadas.

Quer saber mais?

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o assunto!

Galeria de Imagens (clique para ampliar):

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!