Integração

Servidores da Reitoria participam de Café com o Reitor

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/04/2019 13h48, última modificação 31/08/2023 12h53
A programação contou com apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFF, aprovado em dezembro de 2018.
Servidores da Reitoria participam de Café com o Reitor

Jefferson Manhães durante conversa com os servidores

Servidores da Reitoria do IFFluminense participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 24 de abril, do Café com o Reitor, uma iniciativa da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, que visa promover o diálogo com a gestão e maior integração e aproximação entre os servidores. A programação contou com apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018-2022) e comemoração dos aniversariantes de março e abril.

Durante a conversa com os servidores, o reitor Jefferson Manhães de Azevedo ressaltou a importância do diálogo e destacou algumas ações consideradas importantes em seus três anos de gestão, entre elas a mudança definitiva da sede da Reitoria para Guarus e as medidas já tomadas e em andamento para melhoria e humanização do espaço, que incluem o transporte de servidores para a Reitoria, o novo estacionamento, a construção do anexo do TI, da cafeteria e adequação do espaço para refeição, e a futura instalação do elevador, promovendo acessibilidade ao prédio administrativo.

“A decisão política de trazer a Reitoria para Guarus faz com que as pessoas não esqueçam a missão deste Instituto, de transformar a vida das pessoas, principalmente dos trabalhadores, dos mais pobres. Essa instituição tem que estar centrada em uma região com maior fragilidade socioeconômica”, afirmou Jefferson, ressaltando a importância de que todos os servidores tenham a percepção de que, com o seu trabalho, estão ajudando o IFF a cumprir sua missão: “Todo ato nesta instituição é educativo, a educação é feita por cada um de nós”.

PDI – a temática principal do 1.º Café com o Reitor foi o Plano de Desenvolvimento Institucional. O documento, aprovado pelo Conselho Superior em dezembro de 2018, que está disponível para consulta no Portal do IFF, foi apresentado aos servidores pela diretora de Planejamento Estratégico do Instituto, Alline Morais. Ela mostrou brevemente os capítulos que compõem o documento e destacou que, além de obrigatório, o PDI é uma importante ferramenta de gestão.

“Fizemos um esforço conjunto, participativo, para que o PDI refletisse a instituição. Temos que continuar olhando para frente, com foco no nosso trabalho, e esse documento é um instrumento para isso. Para além dos capítulos obrigatórios, relacionados à infraestrutura, cursos e sua provisão de oferta, incluímos temáticas importantes para a prática do planejamento, como o capítulos que tratam da Tecnologia da Informação, do Planejamento Estratégico”, pontuou Alline, acrescentando que o PDI também traz uma revisão da missão, visão e valores do IFFluminense. "É importante que todos os servidores façam a leitura do documento. O trabalho interno dos servidores é extremamente importante para que possamos alcançar a nossa missão”.

A diretora destacou que várias ações estão ganhando dinâmica no IFF em função do Plano de Desenvolvimento Institucional. “A pesquisa para o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, em andamento, é uma das ações propostas no PDI, assim como proporcionar infraestrutura adequada para o trabalho, e estamos em obras na Reitoria, melhorias estão sendo feitas”.

Para o reitor, “o mais importante não é o documento em si, é ele fazer com que as pessoas percebam que toda ação tem que ser planejada. Temos que saber para onde queremos ir e como iremos chegar lá, sem perder os nossos valores”, finalizou Jefferson.

O Café com o Reitor, com a comemoração dos aniversariantes, será realizado mensalmente. A proposta é que a cada mês uma Pró-reitoria fique responsável pela organização do evento e leve uma temática para diálogo com os servidores.