Servidores do IFF concluem Curso de Redação Oficial

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/12/2019 12h35, última modificação 31/08/2023 12h57
Capacitação teve o objetivo de atualizar os servidores sobre as novas exigências do Manual de Redação da Presidência da República.
Servidores do IFF concluem Curso de Redação Oficial

Curso foi ministrado pela professora aposentada, Edinalda Almeida (Fotos: Mayhara Barcelos/IFF)

Servidores da Reitoria e de diversos campi do Instituto Federal Fluminense concluíram, na última terça-feira, dia 17 de dezembro, o Curso de Redação Oficial, promovido pela Escola de Formação do IFF.

Ministrada pela professora aposentada do IFFluminense, Edinalda Almeida, a capacitação, com carga horária de 20 horas e realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro, na Reitoria, contou com a participação de 42 servidores e teve como objetivo atualizá-los em relação às novas mudanças na redação oficial da administração pública.

“O Manual de Redação da Presidência da República, nesse momento, deixa um pouco de lado a questão da forma para ter mais cuidado com o conteúdo, em relação à coesão, clareza, coerência, ou seja, o texto merece muito mais atenção hoje do servidor do que o espaçamento, a margem”, explicou Edinalda.

Durante o curso foram abordadas técnicas de redação, formas de tratamento, comunicação administrativa e dificuldades mais frequentes da Língua Portuguesa na elaboração de documentos. “O servidor necessitava de uma nova informação sobre como redigir um bom texto, claro, que dê ao receptor a dimensão do que é a redação oficial. Fora isso, foram abolidos pelo Manual os avisos, as cartas circulares, e só ficou o ofício, que hoje cumpre tranquilamente esse papel. Nós trabalhamos também requerimentos, relatórios, atas e fechamos com um modelo bom de ofício”, destacou a professora.

A servidora Fabiana Monteiro, que atua no Registro Acadêmico do Campus Campos Centro ressaltou que os conhecimentos adquiridos no curso ajudaram no trabalho e nos estudos. “Me interessei pelo curso pelo setor em que trabalho, para saber escrever corretamente um ofício, quando necessário e, como estou terminando o mestrado, o  curso também foi muito útil para escrever melhor a minha dissertação”.

Já a servidora Angélica Picanço, chefe de Gabinete do Campus Santo Antônio de Pádua, destacou que a capacitação irá contribuir na elaboração de ofícios, construção de relatórios, atas de reuniões e a pensar melhor no texto, para que ele seja o mais claro possível. “Foi um curso muito bom, a professora é muito divertida e animada, trouxe conhecimentos da prática de vivência dela para o nosso dia a dia, para o nosso trabalho”, afirmou Angélica, sugerindo que nas próximas edições, o curso possa ser concentrado em menos dias, principalmente para os servidores que vêm de longe.

Devido ao sucesso do curso e do número de servidores interessados, a coordenadora da Escola de Formação e Políticas de Bem-Estar do Servidor, Thaís Almeida, informou que uma nova turma deverá ser ofertada a partir de abril de 2020.