Integridade

Servidores do IFF participam de Seminário de Ética, no Rio de Janeiro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/05/2023 16h47, última modificação 31/08/2023 13h17
Evento foi realizado no dia 10 de maio e contou com membros da Comissão de Ética do Instituto Federal Fluminense.
Servidores do IFF participam de Seminário de Ética, no Rio de Janeiro

Elaine e Fernando durante o Seminário de Ética (Foto: Divulgação/IFF).

O Seminário Ética em Ação: Promovendo a Integridade na Gestão Pública foi realizado no dia 10 de maio, no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, organizado pela Comissão de Ética e a Unidade de Gestão de Integridade da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

O seminário reuniu mais de 200 pessoas para a discussão sobre diversos temas referentes à ética e integridade em seus múltiplos aspectos, além de perspectivas e desafios relacionados ao tema.

A mesa de abertura contou com a presença da Raquel Tiellet, coordenadora da Unidade de Gestão de Integridade, Fabio Jardim, presidente da Comissão de Ética, e Alexandre Santini, presidente da FCRB.

A mesa de palestrantes foi formada por Laura do Carmo, mediadora - pesquisadora da FCRB que registrou seu contentamento por estar participando do seminário como ex-integrante da Comissão de Ética. O primeiro palestrante foi Davi Valdetaro Gomes Cavalieri, procurador da Advocacia-Geral da União, com o título “Como a cultura de Saúde Mental pode ajudar a promover a Ética e a Integridade nas Organizações”. Em seguida, Carla Arêde, auditora da Controladoria-geral da União palestrou sobre “Integridade Pública no Poder Executivo Federal: Principais Aprendizados e Desafios”. E, por fim, Bianca Panisset, tecnologista da Fundação Casa de Rui Barbosa ministrou sobre as “Perspectivas éticas na mediação do acesso à informação”.

Pelo IFF, participaram a presidenta da Comissão de Ética Profissional do Instituto, Elaine Rodrigues Figueiredo Gonçalves, e o membro titular, Fernando Rufino de Barros.

“A participação no seminário possibilitou ampliar tanto o conhecimento sobre a ética pública, sua relação com a saúde mental das equipes e as perspectivas acerca da integridade pública. Estar em um evento com palestras e debates sobre essas temáticas nos motiva e torna nosso papel na instituição mais claro”, destaca Fernando.

Para a presidenta, Elaine, representar o IFF em eventos como esse enriquece e fortalece a Comissão de Ética do Instituto. “Além disso, enquanto instituição de ensino com singularidades inerentes à nossa atuação, nos faz perceber o quanto a Comissão conseguiu avançar e estar junta de outros órgãos públicos tanto na condução das atividades quanto no cumprimento das demandas legais”, ressalta.

Elaine participará também do XXIII Seminário Ética na Gestão, promovido anualmente pela Comissão de Ética Pública (CEP) com o objetivo de fortalecer a cultura da ética no serviço público federal, nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília/DF.

Conheça a Comissão de Ética do IFF AQUI.

Saiba mais sobre o evento da FCRB AQUI.

Fonte: Texto com informações da FRCB

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!