Notícias

Prevenção

Servidores do IFF participam de treinamento do Corpo de Bombeiros

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/11/2017 10h58, última modificação 31/08/2023 12h44
A iniciativa faz parte do Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres, comemorado no dia 29 de novembro.
Servidores do IFF participam de treinamento do Corpo de Bombeiros

A iniciativa faz parte do Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres (29).

 Servidores e funcionários terceirizados do Instituto Federal Fluminense (IFF) participaram, nos dias 28 e 29 de novembro de 2017, na Reitoria, de um treinamento com o Comando de Bombeiro Militar. A ação está ligada a parceria firmada entre o IFFluminense e a Coordenadoria Regional de Saúde do Interior Norte/Noroeste (CRSI N/NO), com o apoio do Comando de Bombeiro Militar de Área (CBA IV) e da Divisão de Educação Continuada da Subseção Norte e Noroeste Fluminense do 1.º Grupamento de Socorro e Emergência (1.º GSE).

 Na manhã do dia 28, a palestra ministrada pelos bombeiros teve como objetivo a disseminação de instruções teóricas e práticas relacionadas à prevenção e combate a incêndios.

 Os participantes puderam conhecer os métodos para reconhecimento de objetos que estejam pegando fogo durante os incidentes e como identificar o extintor apropriado para cada situação. Além disso, os representantes da corporação afirmaram ser necessário que as pessoas tenham conhecimento a respeito da postura ideal em situações de emergência para que haja tranquilidade nas ações até a chegada do socorro.

 Nina Carla Ribeiro, recepcionista da Reitoria, comenta a experiência de ter passado pelo treinamento. "A aula fez com que eu adquirisse uma experiência de vida totalmente diferente, tenho mais segurança para resguardar a minha vida e ajudar outras pessoas”, afirma.

 Evacuação: dando continuidade ao treinamento, no dia 29, houve uma simulação de incêndio para que as pessoas elaborassem um plano de fuga e aprendessem a agir para sair do prédio com segurança.

 A assessoria do Corpo de Bombeiros destaca que “é essencial a participação de todo o público que atua em uma área ou edificação onde existe uma grande aglomeração de pessoas. É importantíssimo que todos saibam como agir em um evento de desastre, de incêndio, para que não haja pânico e não fique ninguém para trás. A saída de todos de maneira ordenada, segura e tranquila facilita a ação dos bombeiros para realizar o trabalho de extinção de incêndio ou de salvamento”.

 O Dia Estadual de Redução de Riscos e Desastres faz parte do calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro e ocorre, anualmente, no dia 29 de novembro, com a finalidade de demonstrar à população fluminense a importância da prevenção de desastres.