Servidores do IFF podem submeter projetos de extensão para 2021

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/12/2020 17h20, última modificação 10/10/2023 13h05
Também serão concedidas bolsas de extensão para estudantes de cursos técnicos e superiores.
Servidores do IFF podem submeter projetos de extensão para 2021

Em março, estudantes do IFF poderão se candidatar a bolsas dos projetos selecionados (Arte: Lionel Mota).

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do IFF (Proex) divulgou o Edital N.º 141/2020, que trata do Processo de Seleção de Projetos e de Estudantes Bolsistas de Extensão, para o período de vigência de abril a dezembro de 2021.

Podem submeter novos projetos ou solicitar renovação dos já vigentes, servidores em exercício ou aposentados do IFF por meio do Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no período 04 de janeiro a 14 de fevereiro de 2021.

Os projetos serão preenchidos online e devem conter:

Título; Objetivos Geral e Específico;
Resumo; Metodologia da Execução;
Palavras-chaves; Resultados esperados;
Introdução; Referências bibliográficas;
Justificativa; Viabilidade de execução.
Fundamentação teórica;

Ao submeter sua proposta, o coordenador deve ter seu currículo Lattes atualizado há, no máximo, seis meses. De acordo com o Art. 22 do Edital N.º 141, para o ano de 2021, o número de projetos institucionais submetidos aos editais do IFF é limitado a dois por proponente, desde que sejam de modalidades distintas (pesquisa, extensão e ensino).

“O proponente pode participar do Edital N.° 141/2020, submetendo um projeto de extensão, e participar também do Edital N.° 140/2020, submetendo um projeto cultural. Respeitando sempre o limite de dois projetos no todo”, explica Jonas Defante, coordenador de Políticas Culturais e Diversidade da Proex.

A seleção dos projetos que farão jus às bolsas ficará a cargo da Câmara de Extensão do Instituto e de uma comissão composta por avaliadores externos, nomeada por portaria. Serão utilizados, entre outros, os seguintes critérios para avaliação: (I) Articulação entre ensino e/ou pesquisa; (II) Impacto na formação do estudante; (III) Orientação quanto a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 ONU; (IV) Experiência do coordenador em projetos de pesquisa/extensão.

“Os projetos aprovados pelos avaliadores serão ranqueados, garantindo o fomento de bolsas para estudantes em, no mínimo, dois projetos por campus/unidade administrativa do IFF”, complementa Jonas.

O Resultado Final está previsto para ser divulgado no dia 05 de março para, em seguida, ser realizada a seleção dos estudantes bolsistas.

Bolsas para Estudantes

As modalidades de bolsas concedidas por meio deste Edital são:

I - Ext-12: Bolsas de Extensão concedidas a estudantes de cursos técnicos de nível médio (12 horas semanais);

II - Ext-20: Bolsas de Extensão concedidas a estudantes de cursos superiores (20 horas semanais).

As inscrições deverão ser realizadas online pelo estudante, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no período 06 a 14 de março. A seleção dos bolsistas será de 15 a 26 de março e o resultado divulgado no dia 30. Não foi anunciado o quantitativo de bolsas a serem concedidas pois, segundo a Proex, serão avaliadas a demanda institucional dos projetos e a disponibilidade financeira para atender ao maior número possível de projetos.

O início das atividades está previsto para 01 de abril e todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Agenda 2030:

Tanto o edital de Projetos de Extensão, quanto o de Cultura e Diversidade, são ações que visam a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à Agenda 2030 da ONU, ao estimular atividades e a participação das pessoas no enfrentamento de desafios de desenvolvimento que atingem pessoas no Brasil e no mundo, tais como agricultura sustentável, igualdade de gênero e redução das desigualdades. Saiba mais AQUI.