Avaliação

Servidores e alunos do IFF são convidados a participar de Avaliação Institucional online

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/03/2018 17h20, última modificação 31/08/2023 12h48
Contribuições podem ser feitas no período de 16 a 26 de março de 2018, e pela primeira vez estará disponível no Suap.

Servidores e estudantes do IFF estão convidados a participar do processo de Avaliação Institucional 2017. Trata-se de um momento oportuno para avaliar quesitos importantes da instituição, tais como: gestão, infraestrutura, políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão, politicas acadêmicas e diversos assuntos de interesse da comunidade. Haverá também espaço para sugestões e comentários.

A avaliação, que vai acontecer de 16 a 26 de março, não é obrigatória, mas é importante a participação de toda a comunidade porque as respostas e sugestões contribuirão para melhorias dentro do Instituto.

“É uma oportunidade de contribuir”, destaca Alline Morais, diretora de Planejamento Estratégico e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que conduz o processo, com representação de docentes, técnico-administrativos, discentes e da sociedade civil organizada. “Vai ser um momento em que toda a comunidade poderá perceber e identificar nossas condições de melhoria. Um trabalho em conjunto envolvendo estudantes de todos os segmentos e servidores. O processo auxilia a instituição a conhecer e adequar-se às demandas da comunidade”, complementa.

Pela primeira vez, a avaliação vai acontecer em formato digital pelo Suap. Durante o período estipulado, os servidores devem acessar o sistema Suap onde o formulário de perguntas está disponível, na página principal, na área Fique Atento! (quadro amarelo).

Já os estudantes, devem acessar o endereço disponível AQUI  . “O usuário é o seu número de matrícula e sua senha é o ano do seu nascimento seguido dos 3 primeiros dígitos do seu cpf. Exemplo: aluno com data de nascimento 16/03/1988 e cpf 123.123.123.45, a senha será 1988123”, explica Alline, acrescentando que é importante responder até o final para ter validade. “É possível também, a qualquer momento, clicar no botão ‘Salvar’, disponível no final do formulário, e retomar o preenchimento posteriormente, até o prazo final”, esclarece.

“A avaliação institucional deve ser vista como uma grande oportunidade de melhoria, pois teremos o olhar dos três segmentos de nossa instituição, olhares diferentes que oportunizarão ao nosso instituto crescer e avançar nos processos decisórios”, destaca o presidente da Comissão Central de Avaliação (CCA), Luciano Machado.

Após as contribuições, será gerado um relatório parcial, até o dia 31 de março, com os gráficos que contemplam todos os resultados, depois, um relatório final que traz análises mais críticas e propostas de ações de melhorias. “A partir dos documentos que permitem uma análise por unidade (campi e Reitoria) e a avaliação geral, a instituição poderá se apropriar destes resultados e criar o seu planejamento mediante o que foi percebido pela comunidade”, avalia Alline.

O material ficará disponível na internet para consulta dos servidores, alunos e gestores que devem utilizá-lo como base na tomada de decisões institucionais. Para qualquer dúvida, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail : cca_reitoria@iff.edu.br.

Assista à entrevista sobre o tema e saiba mais: