Servidores e estudantes participam de pesquisa para avaliar o IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/02/2022 17h00, última modificação 31/08/2023 13h08
Pesquisa de Autoavaliação Institucional pode ser respondida no período de 07 a 27 de março de 2022, pelo Suap.
Servidores e estudantes participam de pesquisa para avaliar o IFF

Participação de estudantes e servidores indica como melhorar e fortalecer ações institucionais (Arte: Lionel Mota/IFF).

Todos os anos, os servidores e estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) são chamados a participar da Autoavaliação Institucional, um questionário com diversas perguntas sobre a instituição no qual eles podem opinar e, desta forma, contribuir com a melhoria das ações e estruturas do Instituto. Chegou a hora da avaliação 2021!

O processo de Autoavaliação Institucional 2021 estará aberto de 07 a 27 de março de 2022, pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), e é bem simples de participar. Basta clicar no questionário que ficará disponível por meio de um aviso na área Fique Atento! (quadro amarelo) localizada na página principal.

No caso dos estudantes, basta acessar o endereço eletrônico e inserir login e senha. Caso ainda não tenha sua conta idIFF para acessar o Suap, clique AQUI e confira o tutorial para saber como criar.

O tempo de resposta é de cinco a dez minutos e, de acordo com a representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Alline Morais, diretoria de Desenvolvimento Institucional da Reitoria, a Comissão está em constante aprimoramento do questionário de avaliação, reduzindo o número de questões e melhorando a linguagem.

"O questionário aborda as políticas de desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, de inovação, infraestrutura entre outras contribuições gerais".

Alline destaca um aumento importante da participação da comunidade nas avaliações, ano a ano, contudo, a autoavaliação de 2020, ocorrida ano passado, apresentou redução no número de respondentes devido à pandemia de Covid-19. "Porém a representatividade foi garantida e isso não impediu que uma análise estatística fosse feita e que proposições fossem apresentadas", acrescenta.

A participação da comunidade acadêmica neste processo é fundamental para que novas proposições sejam feitas para o crescimento do Instituto. "A autoavaliação é um processo democrático que dá voz à nossa comunidade, evidenciando as áreas nas quais estamos bem e aquelas que merecem atenção especial para seu aprimoramento. Assim, quanto maior a adesão para responder ao questionário de avaliação, melhor será o retrato real de nossa Instituição e melhor será a priorização que faremos em busca da excelência acadêmica", ressalta Alline.

Após o fim do período de respostas, é feita uma análise estatística e, em seguida, a CPA se reúne com os gestores para analisar e discutir os resultados quantitativos, com foco nos itens classificados como críticos, "ou seja, aqueles que obtiveram as menores médias considerando a escala de avaliação. A partir dessa análise, um plano de ação é proposto, que deverá ser executado pela equipe gestora ao longo do ano e acompanhado pela CPA", explica.

Para outras informações, a CPA disponibilizou o e-mail comissao.cpa@iff.edu.br.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!