Eleições

Servidores e estudantes podem se candidatar ao Conselho Superior do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/05/2017 16h21, última modificação 10/10/2023 12h30
Chapas devem ser formadas por um titular e um suplente dos seguintes segmentos: docente, técnico-administrativo e estudante. Confira o calendário e as normas do processo eleitoral.
Servidores e estudantes podem se candidatar ao Conselho Superior do IFF

Servidores e estudantes do IFFluminense que desejam participar de decisões importantes sobre as ações institucionais e seus rumos, representando suas respectivas categorias, podem se candidatar a membro do Conselho Superior, órgão máximo do Instituto.

O regulamento para o processo de escolha dos novos conselheiros representantes dos segmentos Docente, Discente e Técnico-administrativo foi divulgado na sexta-feira, 05 de maio de 2017, por meio da Resolução N.º 14, de 05 de maio de 2017.

Estão aptos às candidaturas servidores do quadro permanente ativo e estudantes com matrícula ativa. As chapas deverão ser formadas por um titular e um suplente do mesmo Núcleo do IFF, que são divididos nos seguintes municípios: Núcleo I Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Cambuci, Santo Antônio de Pádua; Núcleo II Campos dos Goytacazes e São João da Barra; Núcleo III Quissamã e Macaé; Núcleo IV Cabo Frio, Maricá e Itaboraí.

As inscrições das chapas deverão ser feitas no período de 08 a 12 de maio de 2017, nos protocolos das unidades/campi do Instituto, por meio de formulário próprio (Anexo I). As campanhas serão realizadas no período de 17 a 23 de maio.

“É com a participação democrática na escolha dos representantes de todos os segmentos da nossa comunidade acadêmica que podemos construir, cada vez mais, a escola que queremos. E nesta eleição dos segmentos representativos do IFFluminense no Conselho Superior, instância maior do nosso IFF, que será proporcionada qualidade plural nas importantes e fundamentais decisões do Conselho. Portanto, convidamos toda comunidade acadêmica a divulgar a eleição, estimular a criação de chapas e escolher seu representante no Conselho Superior”, destaca o presidente da Comissão Organizadora, Luiz Alberto Louzada Hosken. (Assista AQUI ao Acontece no IFF com entrevista de Luiz Alberto Hosken sobre as Eleições para o Consup)

Cabe ao Conselho, que se reúne periodicamente, entre muitas outras atividades importantes para o funcionamento da instituição (que podem ser conferidas AQUI) as seguintes tarefas: autorizar a criação, alteração curricular e extinção de cursos; aprovar o projeto político-pedagógico, a organização didática, regulamentos internos e normas disciplinares; e aprovar as diretrizes para atuação do IFF.

Votação online:

A votação ocorrerá por meio eletrônico, das 8h do dia 24 de maio até às 10h do dia 26 de maio, representando 50h ininterruptas de votação. “O prazo foi estendido para termos maior participação de toda a comunidade e, principalmente, dos estudantes”, explica Hosken.

A comunidade poderá votar de qualquer lugar, a qualquer hora, seja pelo computador ou pelo celular. Um e-mail será enviado aos servidores e estudantes com acesso ao link de votação (Saiba como votar). Por conta disso, os endereços eletrônicos devem estar atualizados. Os estudantes poderão atualizar seus e-mails diretamente no Sistema Acadêmico, de 05 a 22 de maio de 2017.

Terão direito a voto todos os servidores do quadro permanente, em efetivo exercício, e estudantes com matrícula regular ativa. O eleitor poderá votar em apenas uma chapa de seu segmento, independente do Núcleo em que estiver lotado. Cada um dos Núcleos do IFF elegerá, no máximo, uma representação por segmento e os mandatos serão de dois anos.

Serão eleitos:

• quatro representantes do corpo Docente e igual número de suplentes;

• quatro representantes do corpo Técnico-administrativo em Educação e igual número de suplentes;

• quatro representantes do corpo Discente e igual número de suplentes.

Outras datas importantes:

19 de maio: Homologação das chapas inscritas;

22 de maio: Inscrição de fiscais - servidores ativos do quadro permanente e estudantes com matrícula ativa, por meio de formulário próprio (Anexo II);

30 de maio: Homologação e divulgação dos resultados finais.