Notícias

Evento

Servidores participam da Campanha Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/09/2017 12h36, última modificação 31/08/2023 12h43
A campanha tem como objetivo alertar a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo.
Servidores participam da Campanha Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio

A palestra sobre prevenção ao suicídio foi ministrada pela psicóloga Érika Barreto.

 O Instituto Federal Fluminense (IFF) promoveu, no dia 19 de setembro de 2017, no auditório da Reitoria, uma palestra sobre Prevenção ao Suicídio. O evento, promovido pela Comissão de Eventos e Campanhas, contou com a participação de servidores da instituição.

 O suicídio tem sido uma das 10 maiores causas de morte no mundo e, por esse motivo, se torna uma questão de saúde pública. A palestra foi ministrada pela psicóloga Érika Barreto e teve como objetivo informar e esclarecer sobre a prevenção ao suicídio, que possui dados alarmantes em todo o país.

 A psicóloga Érika ressalta a importância de falar sobre o suicídio para pessoas que não estão ligadas à área de saúde: “debater esse assunto é de extrema importância, pois as pessoas da comunidade e da sociedade são o primeiro ponto de apoio para as pessoas que possam ter uma ideação suicida. Precisamos estar preparados para lidar com isso em nosso meio, para orientar a busca por ajuda adequada quando for necessário, não só na situação extrema de tentativa de suicídio, mas sim em momentos de maior desespero ou tristeza que podem desencadear esses pensamentos”, afirma.

 A palestrante acrescenta que “os participantes desse evento são pessoas que lidam com o público, que têm uma opinião importante dentro da nossa sociedade e que servem como um importante veículo para disseminar a ideia da prevenção ao suicídio, da busca por ajuda e podem ser os responsáveis por identificar quem passa por esse tipo de problema”.

 A Campanha Setembro Amarelo ocorre todo o mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

 Saiba mais sobre a campanha AQUI.