Servidores participam de aula presencial do Curso de Formação

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/04/2017 15h23, última modificação 31/08/2023 12h40
Curso semipresencial será ministrado de 17 de abril a 16 de julho para 260 servidores em estágio probatório.
Servidores participam de aula presencial do Curso de Formação

Jefferson Manhães conversou com os servidores que participam do Curso.

A Diretoria da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-estar do Servidor, em conjunto com a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, realizaram o primeiro encontro presencial da segunda turma do Curso de Formação para novos servidores do IFFluminense, nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2017, das 14h às 17h, no Auditório Cristina Bastos do Campus Campos Centro. Os 260 servidores inscritos estão em estágio probatório e entraram em exercício no período de 13 de setembro de 2014 a 13 de setembro de 2015.

A programação da tarde começou com as boas-vindas da coordenadora da Escola de Formação e Políticas do Bem-Estar do Servidor, Thais de Almeida. “A Formação Continuada dos servidores é indispensável. Nessa perspectiva, o curso pretende oferecer oportunidade de ampliar seus conhecimentos, integração ao ambiente de trabalho e aprofundamento de discussões”, falou para em seguida chamar a apresentação do Coro IFF que é formado por servidores e alunos e tem a regência do professor Saulo Nascimento. O momento de descontração contou com músicas populares brasileiras entremeadas por textos poéticos lidos pelo maestro Valmir da Conceição.

Em seguida, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, dedicou boa parte da tarde para conversar com os servidores. Ele reforçou a importância do papel da instituição para o futuro dos jovens e trabalhadores do Brasil e para a construção de um país mais justo, e chamou os servidores à responsabilidade de fazerem parte dessa mudança, de estarem atentos ao seu papel diário dentro da instituição enquanto espaço de aprendizagem e ambiente formativo. “O trabalho que cada um está fazendo aqui e que vai fazer tem que ser bom, porque estamos em um lugar privilegiado, um lugar que transforma sonhos em realidade”, destacou.

Jefferson ainda citou a expansão da Rede Federal de Educação, Profissional e Tecnológica, o seu movimento de interiorização e de chegar até onde estão os mais desfavorecidos, alcançando toda a nação e não apenas alguns. “Nós temos um grande desafio e muita coisa para fazer, porque na Educação sempre há muito a ser feito”, ressaltou.

O reitor ainda falou sobre o processo de verticalização do ensino que oportuniza aos estudantes passarem mais tempo na escola e saírem competentes enquanto profissionais e enquanto pessoas; descreveu ainda algumas das possibilidades que os servidores da casa têm para o desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão. “Eu faço aqui um convite para que vocês assumam a paixão por esta escola, pela educação e pela missão de transformar vidas”, declarou.

A servidora Marcelle Silveira acredita que o curso será produtivo. “Estou otimista. Acho que irei agregar mais conhecimento sobre o IFF e fortalecer meu vínculo enquanto servidora”, destacou, ela que atua no Campus Bom Jesus como auxiliar administrativa.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Aline Naked, aproveitou a ocasião para frisar a importância do momento. “O curso tem o objetivo de apresentar a instituição e também os direitos e deveres do servidor. São temas importantes e espero que vocês tenham bastante proveito”, disse.

Para finalizar, a diretora da Escola de Formação, Taís Castro, apresentou as linhas gerais do curso e da plataforma de aprendizagem. O curso é semipresencial com 103 horas de atividades, sendo 13 horas presenciais e 90 horas a distância, e será realizado de 17 de abril a 16 de julho. “A gente faz questão deste momento presencial, porque é uma oportunidade de integração, quando estamos todos juntos voltados para um mesmo objetivo”, avaliou Taís.