Servidores participam de capacitação

por admin publicado 10/07/2013 10h11, última modificação 31/08/2023 12h46
Aprimorar a utilização do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica foi o objetivo da capacitação realizada nesta terça-feira, 09 de julho, em Campos-RJ.

Ao todo, 22 servidores dos campi do IFF que trabalham na Pró-Reitoria de Ensino, Diretorias de Ensino, Registros Acadêmicos e Coordenações de Curso participaram do treinamento ministrado pela Gerente de Planejamento Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo, Moramey Regattieri.

O Sistec é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica onde são disponibilizadas, mensalmente, informações sobre cursos técnicos de nível médio, respectivas escolas e alunos.

“É um sistema importante porque concentra toda a base de dados da instituição. Essas informações devem ter qualidade e serem fidedignas porque a matriz orçamentária tem como base esses dados. Além disso, através do Sistec, é possível atestar a validade de um diploma”, explicou Moramey.

Como o Sistema está em constante mudança, a capacitação dos servidores responsáveis é fundamental para a qualidade das informações.

“A proposta da Pró-Reitoria de Ensino do IFF em promover esse treinamento é no sentido de aprimorarmos a utilização do Sistec para que tenhamos dados confiáveis”, ressaltou Patrícia de Oliveira Santos, Procuradora Institucional do IFF, responsável pelas informações da Instituição junto ao Ministério da Educação (Mec).

Durante todo o dia, o grupo conheceu os detalhes da página eletrônica do Sistec, regulamentos, manuais e fluxos de trabalho para otimizar a alimentação do sistema. Algumas dúvidas já haviam sido enviadas previamente para o e-mail de Moramey.

O IF do Espírito Santo tem um trabalho de referência na alimentação de sistemas de informação que envolve a capacitação dos servidores na captação dos dados, embasamento da legislação e auditoria interna, que permite verificar a regularidade da alimentação e qualidade das informações.

capacitação Sistec

(Publicado em 10/07/2013)