Servidores participam de capacitação

por admin publicado 22/08/2013 14h29, última modificação 31/08/2023 12h47
A capacitação do Fies Técnico/Pronatec foi realizada na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto de 2013, no auditório Reginaldo Rangel, do campus Campos-Centro.

Ao todo, 25 servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) foram selecionados para atuarem como avaliadores no processo de habilitação das unidades privadas de ensino que solicitarem adesão ao Fies, no âmbito do Pronatec.

Essa unidades só serão habilitadas se estiverem em situação regular com os requisitos estabelecidos pelo MEC e se forem consideradas aptas após uma avaliação in loco que será feita pelos Institutos Federais de Educação.

“Nosso trabalho é de muita responsabilidade e exige comprometimento, pois seremos nós, enquanto avaliadores, que iremos dizer se determinada instituição está apta a participar do programa, ou seja, desenvolver um trabalho de política pública de educação”, destacou Arthur Rezende, presidente da Comissão de Habilitação do Fies Técnico/Pronatec.

O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, esteve presente no auditório e destacou o papel do avaliador. “É preciso enfatizar a importância de iniciativas que qualificam as pessoas, promovendo inclusão social. O Pronatec tem cumprido esse papel, mas não podemos negligenciar a responsabilidade que nos foi dada, não só pelo governo, como também pela sociedade brasileira, para que esses recursos públicos sejam utilizados em educação de qualidade, um trabalho que não pode ser feito em qualquer tempo, sob qualquer condição, logo, a importância do nosso papel enquanto avaliadores”, disse.

Durante a capacitação, foram abordados os seguintes assuntos: Instrumento de avaliação que será utilizado pelo avaliador in loco; Informes gerais estatísticos; Importância do papel do IFF enquanto avaliador.

Para a coordenadora geral do Pronatec no IFF, Luciana Costa, o foco do trabalho é sempre na qualidade. “O nosso compromisso é pensar naquele cidadão-aluno que precisa se qualificar. Isso vai garantir que a gente faça um bom trabalho”, afirmou.

Entre os servidores que irão desempenhar a função de avaliadores está Cristiane da Silva Stabenow, do campus Bom Jesus do Itabapoana. “Candidatei-me porque quero fazer parte desse programa. É uma forma de contribuir e uma oportunidade para aprender”.

(Publicada em 22/08/2013)