Servidores participam de Curso em Gestão da Estratégia com o uso do BSC

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/07/2019 15h43, última modificação 31/08/2023 12h54
Curso é o primeiro realizado este ano pela Escola de Formação do IFF, em parceria com a Enap.
Servidores participam de Curso em Gestão da Estratégia com o uso do BSC

Servidores públicos do IFFluminense e de outros órgãos participam do Curso de Gestão Estratégica com o uso do BSC, que está sendo ministrado na Reitoria pelo professor e auditor fiscal da Receita Federal André Gonçalves. Com duração de quatro dias, o curso iniciado nessa segunda-feira, 01 de julho de 2019, tem como objetivo preparar os servidores para identificar a importância do planejamento estratégico nas organizações públicas e de aspectos relevantes para sua implementação e caracterizar os elementos constitutivos do planejamento estratégico nas organizações públicas.

“Nosso objetivo é capacitar os servidores na visão de planejamento estratégico e da metodologia do BSC como medidor”, explica o professor André. “O BSC (Balanced Scorecard) é uma ferramenta de gestão estratégica que foi concebida na década de 90 e sofreu vários aprimoramentos, tendo ampla utilização no mundo, pois é comprovadamente uma ferramenta de sucesso”, acrescenta.

O curso conta com 21 inscritos, dentre eles bombeiros, servidores da Uenf, UFF, da Reitoria e de outros campi do Instituto Federal Fluminense.

Camila Mendonça Romero Sales, servidora do IFF e diretora de Planejamento Institucional do Campus Santo Antônio de Pádua, contou que o curso vai colaborar muito, não só para as ações da unidade, como também para as do Instituto como um todo: “estão sendo desenvolvidas várias atividades práticas, não só reforçando a parte teórica, e também estudos de caso, ações voltadas para a realidade do próprio Instituto”.

Engenheira Agrônoma da Uenf, Glória Cristina da Silva Lemos contou que o curso é bastante interessante: “necessário às instituições em geral, creio que todo funcionário público, particularmente, deveria participar de um curso dessa natureza”.

O Programa Enap em Rede é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial destinados a servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, de forma complementar, a servidores dos poderes executivos estaduais e municipais. A parceria com o IFFluminense teve início em 2015 por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Enap e o Conif. Em 2019, a fusão entre a Esaf e a Enap possibilitou a ampliação da oferta de cursos e também novos temas.

A previsão é de que 11 cursos sejam realizados esse ano na Reitoria do IFF, por meio da parceria com a Enap, sob a coordenação da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação do IFFluminense.  As inscrições para os cursos de Elaboração de Planos de Capacitação e Elaboração de Editais para Aquisição no Setor Público foram prorrogadas, portando o prazo se estende até o dia 12 de julho de 2019.