Servidores participam de curso sobre ensino e trabalho em grupos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/07/2017 14h39, última modificação 31/08/2023 12h42
Denominado "Arco de Maguerez e Jigsaw: associando uma metodologia problematizadora para o ensino e o trabalho em grupos", curso aborda a aprendizagem do ponto de vista da neuroeducação.
SERVIDORES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE ENSINO E TRABALHO EM GRUPOS

Servidores do IFFluminense participaram do curso "Arco de Maguerez e Jigsaw: associando uma metodologia problematizadora para o ensino e o trabalho em grupos", realizado no último dia 25 de julho, na Reitoria do Instituto.

Ministrado pelas professoras Valéria de Souza Marcelino e Cassiana Barreto Hygino, o curso abordou a teoria sobre duas metodologias de ensino e desenvolveu uma proposta prática de sua utilização em sala de aula, além de tratar a aprendizagem do ponto de vista da Neuroeducação. "São metodologias de ensino problematizadoras, importantes para o professor variar o seu modelo de aula tradicional. O arco de Maguerez é pautado em problemas da realidade, que visam a motivar o aluno e a contextualizar seu ensino. O Jigsaw é um método de trabalho em grupos coletivos, com caraterísticas particulares de abordagem", afirmou Valéria.

De acordo com Cassiana, o curso visa à "busca pelo ensino que forme cidadãos críticos. A capacitação na formação dos docentes com novas metodologias é fundamental para a conquista deste objetivo". Já para a participante Nelma Barreto, o curso mostrou "a importância em apresentar atividades que tenham significado para o aluno, focando em coisas que sejam do seu interesse".

Todos os participantes receberam certificado de 4h, emitido pela Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação. O curso foi uma iniciativa da Diretoria do Centro de Referência, por meio da Coordenação de Metodologias de Ensino, e em parceria com a Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem.