Participação

Servidores podem contribuir para a construção do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/03/2019 14h05, última modificação 31/08/2023 12h53
A pesquisa "Qualidade de Vida no Trabalho: um diagnóstico no IFFluminense" visa levantar as demandas dos servidores em relação ao seu ambiente de trabalho e está disponível, no Suap, até o dia 30 de abril.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas do IFFluminense, por meio da Diretoria da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, lançará, ainda este ano, o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do IFF, que tem como objetivo principal a busca do equilíbrio psíquico, físico e social dentro do contexto organizacional.

Os servidores do Instituto são convidados a contribuir com a construção do Programa, respondendo à pesquisa "Qualidade de Vida no Trabalho: um diagnóstico no IFFluminense", que estará disponível, de 02 a 30 de abril de 2019, no Suap (na área Fique Atento, quadro amarelo), no endereço eletrônico suap.iff.edu.br.

A avaliação diagnóstica fornecerá informações importantes sobre a instituição e o perfil de saúde, estilo de vida, expectativas, necessidades e interesses dos servidores em relação ao seu ambiente de trabalho. “É fundamental que todos os servidores participem da pesquisa, pois somente dessa forma, será possível levantar as reais necessidades e propor um projeto de acordo com a realidade de cada campus”, afirma Taís Castro, diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas.

Taís destaca que a intenção é que “as ações do Programa possam colaborar para a construção do bem-estar no ambiente de trabalho, tornando-o um espaço de crescimento e reconhecimento, para que possamos ter uma Instituição mais eficiente e humanizada”.

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Naked, diz que o IFF possui ações isoladas de qualidade de vida no trabalho, mas a institucionalização do Programa possibilitará a reserva de um orçamento específico para as ações e de servidores que poderão atuar nos projetos, dentro de sua carga horária de trabalho. “Além disso, o programa promoverá melhorias no ambiente organizacional, por meio de políticas relacionadas ao esporte, alimentação, saúde, entre outras. O resultado final será o melhor desempenho e qualidade de vida do servidor”, afirma.