Notícias

Metodologia

Servidores podem se inscrever em curso sobre ensino e trabalho em grupos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/07/2017 17h41, última modificação 31/08/2023 12h41
Intitulado "Arco de Maguerez e Jigsaw: associando uma metodologia problematizadora para o ensino e o trabalho em grupos", curso está com inscrições abertas até 20 de julho.
Servidores podem se inscrever para o curso sobre ensino e trabalho em grupos

 Servidores do IFFluminense podem se inscrever no terceiro curso ofertado por meio do programa Ciclo de Formação Continuada de Docentes: "Arco de Maguerez e Jigsaw: associando uma metodologia problematizadora para o ensino e o trabalho em grupos" As inscrições, abertas aos técnico-administrativos e docentes, podem ser realizadas até o dia 20 de julho de 2017, no endereço cref.inscricoes.iff.edu.br.

 São ofertadas 20 vagas e o curso será ministrado no dia 25 de julho, das 14h às 18h, na sala 21 da Reitoria do IFF, pelas professoras Valéria de Souza Marcelino e Cassiana Barreto Hygino. Todos os participantes receberão certificado de 4h, emitido pela Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação.

 De acordo com o diretor do Centro de Referência, Breno Terra, o curso também será ministrado nos campi em datas a serem agendadas. “Este é o terceiro curso do programa que visa apresentar metodologias diferenciadas de ensino. Temos tido um retorno positivo e muito interesse por parte dos servidores”, ressalta.

 A iniciativa é da Diretoria do Centro de Referência, por meio da Coordenação de Metodologias de Ensino, e em parceria com a Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem. 

 Sobre o curso: segundo as professoras, o curso aborda a teoria sobre duas metodologias de ensino e desenvolve uma proposta prática de sua utilização em sala de aula, além de abordar a aprendizagem do ponto de vista da Neuroeducação. De acordo com os autores utilizados no embasamento teórico, a Metodologia da Problematização baseada no Arco de Maguerez tem uma orientação geral como todo método, caminhando por etapas distintas e encadeadas a partir de um problema detectado na realidade. Volta-se para a realização do propósito maior que é preparar o estudante para tomar consciência de seu mundo e atuar intencionalmente para transformá-lo, sempre para melhor, para um mundo e uma sociedade que permitam uma vida mais digna para o próprio homem (Berbel, 1998).

 O Jigsaw é um método baseado na aprendizagem cooperativa que foi desenvolvido nos anos de 1970 por Elliot Aronson. As estratégias desenvolvidas por ele consistiam em criar um ambiente cooperativo na sala de aula, com três etapas: divisão dos alunos em grupos de base, formação do grupo de especialistas e retorno dos alunos ao grupo de base.