Competências

Servidores públicos participam de curso sobre gestão por competências

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/09/2018 17h57, última modificação 31/08/2023 12h51
Capacitação atende a servidores do Instituto Federal Fluminense e de outras instituições púbicas.
Servidores públicos participam de curso sobre gestão por competências

Servidores da área de gestão de pessoas são o público-alvo do curso.

Vinte e seis servidores públicos que atuam na área de gestão de pessoas participam do curso Gestão por Competências, que acontece de 25 a 27 de setembro de 2018, na sede da Reitoria do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos-RJ, promovido pela Diretoria da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Instituto, em parceria com o Programa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap em Rede).

Com 24 horas totais de aula, a professora colaboradora da Enap, Helenice Feijó de Carvalho, explica que a abordagem principal é sobre o tópico Gestão por Competências, presente na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, instituída pelo Decreto N.º 5.707, de 23 de fevereiro de 2006.

“Estamos trabalhando conceitos e atividades práticas, com exposição dialógica e dinâmica de grupo, para apresentar o tema de forma que os cursistas possam conhecê-lo e refletir sobre estratégias e práticas de implantação”, aponta Helenice, que é psicóloga do trabalho e atua na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A implantação do sistema de Gestão por Competências visa a melhoria dos serviços prestados e o alcance dos objetivos da instituição por meio de uma capacitação orientada a partir da identificação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores.

O cursista Roberto da Silva Ferreira, chefe de material e patrimônio da UFRJ, diz que as informações passadas no curso estão sendo valiosas e enriquecedoras “ajudando bastante na compreensão, avaliação e gestão de uma equipe. Por meio de estudos de caso estamos conseguindo enxergar criticamente como melhorar instrumentos como a avaliação de desempenho e indicadores, por exemplo”, destaca.

Participam do curso, servidores do Ministério do Trabalho, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), do 5º Grupamento de Bombeiro Militar do RJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Este é o último curso do ano ofertado no IFF, por meio do Enap em Rede. Em abril, foi oferecido o curso “Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional” e, em junho, “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”. A oferta faz parte do Plano de Capacitação do Servidor, em elaboração no Instituto.

“No início do ano, a Enap apresenta um cardápio de cursos disponíveis e, em conjunto, os gestores definem as prioridades. As ofertas têm atendido as demandas institucionais, e a participação de servidores externos nos proporciona uma troca importante de experiências”, destaca Taís Castro, diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do IFF.