Tecnologia da Informação

IFF normatiza utilização de serviços de tecnologia

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/03/2019 14h56, última modificação 31/08/2023 12h52
Uso de e-mail institucional e suas listas são algumas das regulamentações aprovadas pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação.
IFF normatiza utilização de serviços de tecnologia

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) aprovou três normas para regulamentação de assuntos ligados à utilização de recursos e serviços institucionais de TI, em dezembro de 2018. São elas: Política de Segurança da Informação e da Comunicação (Posic), Regulamentação do Uso de Correio Eletrônico Institucional e Regulamentação do Uso das Listas de Comunicação Oficial de E-mail Institucional.

A Posic do IFFluminense é a declaração formal da Instituição acerca do seu compromisso com a proteção das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, devendo ser cumprida por todos os servidores, colaboradores, consultores externos, estagiários, prestadores de serviço e estudantes que exerçam atividades no âmbito do IFFluminense ou quem quer que tenha acesso a dados ou informações no ambiente do Instituto. Seu propósito é estabelecer as diretrizes a serem seguidas no que diz respeito à adoção de procedimentos e mecanismos relacionados à segurança da informação.

O estabelecimento da política tem por objetivo atender às normas federais, expressas no Decreto Presidencial nº 3.505/2000 (revogado pelo Decreto nº 9.637/2018) e às recomendações de órgãos de controle.

Para o e-mail institucional, foi estabelecida a Portaria N.º 1794, de 7 de dezembro de 2018, visando regulamentar o uso do correio eletrônico e normatizar suas regras de funcionamento. Seu objetivo é definir a política sobre a utilização do e-mail no IFF, estabelecendo as diretrizes básicas a serem seguidas pelos usuários, moderadores e administradores dessa ferramenta, com o intuito de garantir a exclusividade de sua destinação às finalidades institucionais.

A regulamentação sobre listas de e-mail foi publicada na mesma data que a norma sobre e-mail institucional e trata, basicamente, dos mesmos temas que esta, porém voltados para listas como nomenclatura, conteúdo das mensagens, autorização de envio e condições para a utilização das listas de comunicação oficiais.

O diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Ronaldo Amaral, afirma que a Política de Segurança da Informação e da Comunicação é a principal ferramenta para nortear essas ações no IFFluminense, pois auxilia na proteção dos dados do instituto contra ameaças existentes e na mitigação de possíveis falhas, danos e/ou prejuízos que possam comprometer a imagem da Instituição. "Como desdobramento das diretrizes norteadoras da Posic, as normas de uso de e-mail e listas de comunicação oficial de e-mail institucional visam à proteção destes importantes ativos, os quais são declarados na Política como um 'recurso do Instituto disponibilizado na rede de comunicação de dados para aumentar a agilidade, segurança e economia da comunicação oficial' ", diz.

Acesse os documentos nos links abaixo:

Política de Segurança da Informação e da Comunicação (Posic)

Regulamentação do Uso de Correio Eletrônico Institucional

Regulamentação do Uso das Listas de Comunicação Oficial de E-mail Institucional