Eleição Online

Sistema de votação online do IFF garante rapidez e segurança dos processos eleitorais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/05/2017 18h08, última modificação 10/10/2023 12h30
A primeira eleição online do Instituto aconteceu em novembro de 2016 para a composição da CISPCCTAE. Simples e prática, a ferramenta garante rapidez, segurança e confiabilidade dos processos eleitorais.
Sistema de votação online do IFFluminense garante rapidez e segurança dos processos eleitorais

Primeira tela da cabine de votação online.

A partir de experiências de diversos Institutos Federais e Universidades, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, ligada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, implantou, no Instituto Federal Fluminense, um sistema de eleições online.

A ferramenta utilizada é o “Helios”, um projeto internacional para este fim e que já é utilizado ou está em processo de implantação no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), no Instituto Federal do Pará (IFPA), no Instituto Federal de Goiás (IFG), na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A votação online representa um avanço institucional, e a primeira experiência do IFFluminense com a ferramenta foi no processo eleitoral para compor a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (CISPCCTAE), em novembro de 2016, mostrando ser uma ferramenta segura e confiável.

A ação se repetirá agora, em maio deste ano, na eleição dos novos representantes discente, docente e técnico-administrativo do Conselho Superior, em uma votação que terá 50h ininterruptas, podendo a comunidade interna votar de qualquer lugar, a qualquer hora, seja pelo computador ou pelo celular.

Segurança: quando o assunto é eleição, um dos pontos-chave é a questão da segurança e integridade dos votos, da apuração e da eleição como um todo. A equipe da Diretoria de TI do IFF explica que, como o "Helios" é um software público, tem auditoria aberta (End-to-end voter verifiable – E2E). Inclusive, durante o processo da eleição, o usuário poderá fazer a auditoria de seu voto.

“O processo todo utiliza um sistema moderno de criptografia que permite a auditoria dos votos, mas não a identificação de quem está votando”, relata Ronaldo Amaral, diretor de Tecnologias de Informação e Comunicação. “Esta ferramenta garante tanto a integridade do voto quanto sua confiabilidade”, acrescenta.

Algumas características do "Helios" corroboram com seu quesito segurança: a ferramenta permite que o usuário verifique se seu voto foi depositado corretamente e que todos os votos depositados na urna (virtual) sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada. Por outro lado, não permite que a escolha de um eleitor seja revelada, mesmo que ele queira revelar (por exemplo, apresentando um recibo de votação), e que o voto seja adulterado ou excluído.

Rapidez: o sistema agiliza os processos eleitorais. Em menos de um minuto, e, de qualquer computador ou celular, o eleitor poderá votar em apenas três passos (Saiba como votar). Por e-mail, os servidores receberão o link para a votação. Já os estudantes precisarão estar com seus cadastros atualizados no Sistema Acadêmico para receberem o e-mail com o link para acesso à cabine virtual. Ronaldo ainda destaca que é um avanço, por exemplo, para os alunos da Educação a Distância, sendo um facilitador para a participação no processo, bem como a ampliação no número de votantes.

A apuração também acontece de forma rápida, em pouco tempo após o encerramento da votação. Para o IFFluminense, com campi espalhados em toda a região Norte, Noroeste Fluminense, Lagos e Metropolitana, representa uma economia de recursos humanos, materiais e financeiros. “A apuração é feita por meio de chaves, que ficam com os ´apuradores´, e o sistema só faz a contagem com a autenticação de todas as chaves”, explica Tiago Samaha, coordenador de Sistemas de Informação, ressaltando como mais uma característica de confiabilidade do sistema.