Estímulo

TEC Campos está com inscrições abertas para programa de pré-aceleração de startups

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/03/2019 15h27, última modificação 31/08/2023 12h53
Transformar ideias em negócios e atrair investidores são objetivos do programa que tem inscrições até 12 de abril.

Uma ideia inovadora não basta para começar um negócio e tão pouco para consolidá-lo e fazer dar certo. Em mercados cada vez mais competitivos, conhecimento, experiência e networking são fundamentais. Dar o primeiro passo é sempre difícil, mas instituições promotoras e incentivadoras da inovação e do empreendedorismo, como a TEC Campos, tem feito a diferença no mercado, principalmente local.

Entre as diversas iniciativas, a incubadora de empresas de Campos-RJ está com inscrições abertas para o seu Programa de Pré-aceleração de startups que também capacita os empreendedores para colocarem suas ideias de negócio no mercado de forma rápida e consistente. As inscrições são online e gratuitas e devem ser realizadas por meio do formulário disponível no site da Tec Campos até o dia 12 de abril de 2019.

Podem se candidatar empreendedores com startups nas fases de ideação e operação, projetos de inovação tecnológica e economia criativa em desenvolvimento. “Existem muitos investidores, o chamado capital anjo, procurando negócios de impacto para parcerias e acelerações. No nosso programa, ajudamos as pessoas a compreenderem como funciona esse sistema e como se apropriar dele, atraindo investidores para suas ideias”, explica Henrique da Hora, presidente da TEC Campos e diretor de Internacionalização e Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF).

A ação visa transformar ideias inovadoras em negócios de alto impacto, por meio de capacitação intensiva. Durante o programa, que é dividido em quatro etapas mensais com um encontro presencial mensal e encontros digitais semanais, os participantes vivenciam as diversas fases de desenvolvimento de uma startup com a ajuda de mentores e profissionais especializados. Nesta edição do programa que começou no ano passado e já atendeu a 13 empreendedores, serão selecionadas 10 equipes de até três integrantes cada, após avaliação inicial e entrevista individual.

Os empresários Guilherme Pedra e Frederico Fiuza tinham uma ideia e participaram da pré-aceleração em 2018. “O programa nos ajudou a transformar a ideia em algo viável para ser um negócio, a ponto de ir para o mercado”, explica Frederico. A ideia virou um produto que promete: o PediuFarma App, aplicativo comparador de preços de farmácia.

Pelo aplicativo, que é gratuito, é possível fazer uma busca de preços dos produtos vendidos em farmácias e saber onde está mais barato, bem como solicitar a entrega no endereço informado. “O PediuFarma foi criado para ajudar as pessoas através da tecnologia, trazendo economia, comodidade e privacidade”, conta Guilherme. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos e no site www.pediufarma.com.br.

Na TEC Campos, eles receberam o auxílio com informações de mercado, aperfeiçoamento do produto, além de preparar o projeto para receber acelerações, que na prática são os investimentos. O auxílio foi importante para o desenvolvimento do negócio, “tanto na parte de consultoria, quanto na parte de estrutura e relacionamento”, diz Guilherme. “Quem empreende sofre muito, mas o programa de pré-aceleração economizou o nosso tempo de sofrimento”, acrescenta Frederico. Atualmente, eles estão inseridos no programa de incubação, também da TEC Campos, visando o crescimento da empresa e sua consolidação no mercado.

Este é apenas um case que mostra que a fórmula pode dar certo: visão empreendedora é o ponto de partida, e quando ela se une a boas ideias e encontra incentivo, ambiente propício e capacitação, tende a gerar um negócio de sucesso.

Aluno do Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão do IFF, e ex-aluno de graduação e especialização, Frederico ressalta o papel da instituição no processo. “O IFF me preparou tecnicamente para empreender. Desde a graduação, tive aula sobre empreendedorismo, então além do conhecimento, me despertou para isso”, diz. “Nosso Instituto vai além de preparar os alunos para o emprego do futuro, nós os preparamos para gerarem esses empregos em negócios de alto impacto, e o programa de pré-aceleração da TEC Campos é justamente isso: nós pegamos uma ideia e a formatamos de modo a atrair o chamado investidor anjo”, complementa Henrique.

Contato: TEC Campos

Email: tec_campos@hotmail.com