Notícias

Empreendedorismo

TEC Campos recebe certificação por maturidade e estágio de evolução

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/11/2018 14h13, última modificação 31/08/2023 12h52
A certificação tem como foco incubadoras cujo objetivo seja gerar empreendimentos inovadores e bem sucedidos.
TEC Campos recebe certificação por maturidade e estágio de evolução

 Mais um importante marco para a TEC Campos: a conquista de certificação emitida pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) no nível 1. Trata-se de uma certificação de qualidade para incubadoras cujo objetivo seja gerar empreendimentos inovadores e bem sucedidos. E, para isso, foram criados quatro níveis crescentes de maturidade: Cerne 1 (Empreendimento); Cerne 2 (Incubadora); Cerne 3 (Rede de parceiros); Cerne 4 (Melhoria contínua).

 O processo de avaliação de conformidade tem como objetivo constatar se a incubadora implantou e exercita as práticas-chave do Modelo Cerne no nível de maturidade e estágio de evolução selecionados. Esta avaliação é realizada por meio de uma visita de um avaliador às instalações da incubadora, visando coletar evidências e elementos críticos que comprovem a existência de procedimentos documentados e padronizados, a realização das atividades em sintonia com os procedimentos definidos e os registros dos resultados da execução dos mesmos.

 Após dois dias de avaliação na Incubadora TEC Campos, foram constatados registros e evidências suficientes para a recomendação da Certificação Cerne 1. De acordo com Henrique da Hora, presidente da TEC Campos e diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, “contribuem para essa recomendação os registros bem organizados com as evidências que comprovam a realização da prática; o número expressivo de eventos de apoio ao potencial empreendedor, à empresa incubada e à empresa graduada, não obstante ao contingenciamento de recursos enfrentado pela incubadora em função da crise econômica atravessada pelo estado do RJ; a sinergia e compromisso com a qualidade demonstrados pelos membros do Conselho Diretor da TEC Campos e pela Gerência da incubadora e sua equipe”.

 Henrique cita como exemplo de melhores práticas o uso do Trello para organizar registros e facilitar a comunicação entre incubadora, empreendedores e consultores; o relatório de consultoria e assessoria com indicação das qualificações necessárias e acompanhamento do desenvolvimento de ações previstas no Plano de Ações; o pacote de exigências para graduação de empresas, com fluxograma das ações e planejamento de atividades para grupos.

 “Essa certificação é muito importante para a TEC Campos. São mais de 350 incubadoras de empresas no Brasil. Estamos entre as 20 que chegaram a este nível de excelência. Somos a segunda no estado do Rio de Janeiro – a outra é uma iniciativa da PUC RJ - e a segunda na rede federal de ensino – além de nós, o IFRN conseguiu alcançar esta certificação”, comemora Henrique. 

 TEC Campos

 A TEC Campos, incubadora de base tecnológica que atua no desenvolvimento regional, foi fundada em 2008, fruto da parceria de duas instituições de ensino, a UENF e IFF. Apresenta como missão o fomento de negócios e projetos inovadores, por meio da informação, conhecimento, empreendedorismo e infraestrutura em ambiente colaborativo, com a integração entre Centros de Ensino e Pesquisa, Instituições Públicas e Privadas. Tem parcerias com instituições de fomento ao desenvolvimento regional como: Fundenor, Fundação PRÓ-IFF, UFF, Fenorte, Sebrae, ACIC, Firjan e PMCG. No inicio de suas atividades a incubadora foi multissetorial com base tradicional. Hoje a incubadora é puramente de base tecnológica. Em 10 anos de atuação, mais de 50 empresas já foram incubadas, sendo que neste ano foram seis incubações.

 Sobre a Certificação Cerne

 O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

 O objetivo do Cerne é oferecer uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Dessa forma, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.