Notícias

Segurança da Informação

Trabalho Remoto: saiba como manter uma conexão segura para utilizar os sistemas institucionais

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/10/2025 16h29, última modificação 31/10/2025 15h05
Campanha traz orientações para aumentar a proteção no computador e a segurança das contas com senhas fortes e autenticação em duas etapas.
Trabalho Remoto: saiba como manter uma conexão segura para utilizar os sistemas institucionais

Conexão segura e informações institucionais (Imagem adaptada: Lionel Mota/IFF)

 O segundo tema da Campanha de Segurança da Informação, promovida pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFF, é Segurança no Trabalho Remoto. Saiba como manter uma conexão segura para acessar os sistemas institucionais. 

 Sua conexão remota aos sistemas corporativos pode ser interceptada para obter informações confidenciais, como credenciais de acesso e outros dados. A criptografia protege as informações enquanto trafegam pela rede e garante o acesso ao destino correto. 

1️⃣ Utilize a VPN da instituição. Acesse o tutorial AQUI;

2️⃣ Use conexão segura para acessar sistemas conectados diretamente à Internet. Para saber se sua conexão é segura, sempre verifique o cadeado na barra de pesquisa do navegador (HTTPS).

Utilize mecanismos de proteção no computador 

 Ferramentas como antivírus e firewall pessoal são mecanismos importantes para proteger seus computadores contra malware e ataques vindos da Internet, ao passo que a criptografia de disco protege contra acesso indevido aos dados em caso de perda ou furto. 

3️⃣ Instale um antivírus (antimalware) e mantenha-o atualizado;

4️⃣ Assegure-se de ter um firewall pessoal instalado e ativo;

5️⃣ Ative a criptografia de disco.

Aumente a Segurança com Senhas Fortes e Autenticação em Duas Etapas

 No trabalho remoto, a segurança das contas é ainda mais importante. Confira algumas orientações importantes:

  • Use senhas estruturadas: prefira senhas longas e misture caracteres especiais, números e letras;

  • Ative a Autenticação em Duas Etapas (2FA): o 2FA ajuda a evitar que terceiros acessem seus sistemas, mesmo que descubram sua senha.

 Dica: Experimente um gerenciador de senhas para armazená-las com segurança e evitar o uso de senhas repetidas. Com ele, não é necessário memorizar todas as suas senhas e a melhor parte é que existem várias opções de gerenciadores gratuitos.

  A campanha de conscientização em Segurança da Informação do Projeto Segurança no Elemento Humano (SEH) foi elaborada pelas instituições participantes do Colégio de Gestores de TI e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 

Leia Mais: 

Celulares e tablets: campanha traz orientações para um ambiente digital mais seguro