Trabalhos de extensão do IFF em destaque

por admin publicado 24/10/2013 16h50, última modificação 31/08/2023 12h46
Alunos do Instituto Federal Fluminense apresentaram seus trabalhos de extensão em formato de banner no terceiro dia da V Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF, em Campos-RJ.

A apresentação de banners no terceiro dia do evento, 23 de outubro, foi realizada das 08h às 10h30min, no Centro de Convenções da Uenf, dentro das áreas temáticas de Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura. Os trabalhos têm como característica a interação com a comunidade, uma relação de troca que envolve diferentes formas de conhecimento.

Pelo IFF, quatro grupos, um do campus Campos-Centro e três do campus Macaé fizeram apresentações nesse dia. Participando pela primeira vez, a aluna do curso de Geografia do Campos-Centro, Mirian Pereira, ficou entusiasmada com as possibilidades.

“É uma forma das pessoas conhecerem o nosso trabalho, de ampliar o conhecimento e incentivar outros pesquisadores a entender e estudar como as pequenas comunidades vivem, seus valores e seus saberes que são desconhecidos para muitos de nós”, declara.

Mirim faz parte do grupo que realiza o projeto “Dimensão Sócio-Econômica e Territorial das Comunidades Quilombolas, do distrito de Morangaba”. Na foto, da esquerda para a direita, Sabrina Bastos, Lucimara Monteiro e Mirian Pereira.

Dimensão Sócio-Econômica e Territorial

Os professores do IFF também participam da Mostra como palestrantes e avaliadores dos banners. Na manhã do dia 23, o diretor de extensão, Gustavo Gomes Lopes, participou da mesa-redonda “Extensão Universitária em debate: avanços e desafios”. Já o professor do campus Itaperuna, Guilherme Vieira Dias, participou da avaliação dos projetos. “Analisamos tendo como foco a capacidade de interação com a comunidade, que é o que caracteriza os trabalhos de extensão”, explica.

Mateus Marques (à esquerda) e Rafael Chaves (à direita), do campus Macaé, apresentaram o projeto “Imagens-Pensamento entre o céu e a terra: o telescópio é nosso”.

Imagens-Pensamento entre o céu e a terra: o telescópio é nosso

A coordenadora Eliane de Paula e os alunos Marcely Mattos e Felipe Custódio trouxeram o trabalho “Projeto Ressurgir – Informação na Promoção da Saúde”, desenvolvido no campus Macaé.

Projeto Ressurgir

“Produção Multimídia de Educação Ambiental – Tudo vira lixo? Pensando alternativas para o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Macaé” foi o trabalho apresentado pelos alunos do campus Macaé, Mariana Paraguassú e Guilherme Chagas Santos.

Produção Multimídia de Educação Ambiental

(Publicada em 24/10/2013)