Uenf sedia XV Mostra de Extensão até quinta-feira, 19

por admin publicado 17/10/2023 19h40, última modificação 27/10/2023 20h28
Cerimônia oficial de abertura foi realizada nesta terça-feira, 17, com a presença de estudantes, servidores e representantes das instituições realizadoras.
Mostra de extensao 1

A XV Mostra de Extensão Uenf-UFF-IFF e VII UFRRJ começou nesta terça-feira, 17 de outubro de 2023, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos-RJ. A programação foi aberta pela manhã com a apresentação de diversos projetos desenvolvidos por estudantes e servidores das quatro instituições, o Circuito de Extensão.

Até o último dia de evento, 19 de outubro (quinta-feira), serão apresentados 378 trabalhos de extensão que mostram a relação das instituições de ensino com a comunidade do seu entorno em atividades que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico. São 1900 participantes inscritos; só pelo IFF, são 447 participantes inscritos e 138 projetos.

Na parte da tarde, foi realizada a cerimônia de abertura com a participação de Raul Palacio, reitor da Uenf; Rodrigo de Araújo Monteiro, vice-diretor da UFF Campos; Cátia Cristina Brito Viana, pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF; e Josimar Nogueira, coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ.

O professor Raul declarou aberta a XV Mostra de Extensão e fez uma homenagem ao professor Sérgio Arruda, eleito nessa segunda-feira, 16, membro da Academia Campista de Letras. Ele destacou que o evento está entre as três melhores atividades realizadas pela Uenf.

“A universidade não forma só profissionais, forma cidadãos e, neste sentido, aquele que participa de um projeto de pesquisa, ensino e extensão tem um fortalecimento da sua formação cidadã”, destacou.

Cátia, representando o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, comemorou o início positivo das atividades da Mostra. “A emoção dos alunos ao apresentar seus trabalhos de extensão e alguns deles dando o depoimento de que se descobriram através da Extensão, que ela despertou a cidadania que existia neles; e isso é motivo de muito orgulho pra gente”, disse, se referindo aos trabalhos apresentados na parte da manhã.

O representante da UFF, Rodrigo, destacou que o evento é uma construção da extensão, uma atividade fundamental “para que a universidade pública continue fazendo seu papel de interação com a sociedade, para que continue dialogando e abrindo pontes com a sociedade”, enfatizou.

Encerrando as falas das autoridades, Josimar, da UFRRJ, ressaltou que o evento é uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos realizados dentro da universidade. “É uma satisfação estar mais um ano neste evento. Momentos como este nos permite colocar pra fora nossos trabalhos feitos em laboratórios, pesquisas bem feitas e diminuir este elo entre a pesquisa e nosso público”.

Após, foi realizada a palestra “Uso, abuso e mal uso do plástico: uma conversa sobre ações e reações”, com a professora Maria Cristina Canela, da Uenf (presencial), e o professor Walter Waldman, da UFSCarlos - Sorocaba (virtual).

Neste ano, a Mostra traz como tema “a extensão como interação entre o desenvolvimento sustentável e a produção de conhecimento”. Além da apresentação dos trabalhos, serão realizadas atividades acadêmicas, palestras e atividades artísticas e culturais, todas gratuitas.

Confira a programação completa no Site Oficial da Mostra.