Unidades do IFF recebem emendas parlamentares para melhorias de infraestrutura

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/08/2017 10h58, última modificação 31/08/2023 12h42
Para o orçamento de 2017, foram destinados quase R$ 6 milhões em emendas parlamentares para o Instituto Federal Fluminense.
Unidades do IFF recebem emendas parlamentares para melhorias de infraestrutura

Em tempos de crise, é preciso estratégia para trabalhar com orçamentos bem mais enxutos. No caso do IFFluminense, nos últimos dois anos registrou-se uma pequena queda em seu orçamento, e a ausência de evolução representa uma perda que exige esforço para consolidar os novos campi e para promover melhorias e ampliações nos demais. Neste cenário, uma das alternativas é a captação de recursos financeiros complementares por meio de emendas parlamentares.

Contudo, captar estes recursos requer um trabalho rigoroso. No Instituto, foi criada, em 2016, a Diretoria de Relações Institucionais, que tem a frente o professor Fernando Ferrara, e que tem por objetivo ações que visam buscar, junto aos parlamentares (deputados federais e senadores), emendas ao orçamento da união para investimentos na Reitoria e nos campi.

Fernando explica que o processo envolve, inicialmente, uma reunião com a direção-geral de cada campus para conhecer as demandas e definir as prioridades em relação às necessidades apresentadas, para depois fazer o contato com os parlamentares, considerando as relações estabelecidas politicamente, ao longo do tempo, pelo poder executivo e legislativo locais. “Os contatos podem ser feitos nos gabinetes em Brasília ou no Rio de Janeiro. Agenda-se um encontro com o parlamentar ou sua assessoria para iniciar um relacionamento por meio de conversas de forma a fazer uma exposição sobre a nossa Instituição, o que queremos, ou seja, as demandas ou ações que pretendemos realizar”, diz. “É buscar contextualizar as necessidades do Instituto e de cada campus demonstrando a importância que representa a ação para o município e região em que a unidade está inserida com ganho para a sociedade em geral”, complementa o diretor que ainda destaca a importância de estabelecer estas relações políticas não só por meio da Diretoria de Relações Institucionais como também por meio dos diretores-gerais dos campi.

Como resultado do esforço realizado no ano passado, foram apresentadas para o orçamento 2017 emendas parlamentares no valor de R$ 5.895.029,00 destinadas ao IFFluminense, conforme mostra a tabela abaixo:

Entre as verbas destinadas a ações sistêmicas da Reitoria, estão: “Arte e Cultura”, para a reforma da Casa Rosa do Campus Quissamã, aquisição de materiais para a Reitoria e instrumentos musicais para o Campus Guarus; "Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais" (Napnee), para compra de equipamentos, dentre os quais scanner com voz, impressoras e duplicadores de braille, dispositivos de impressão 3D e cadeiras de roda; a verba de "R$1.188.707,00" será utilizada para a obra de conclusão do auditório do Campus Itaperuna, o cercamento do CampusCabo Frio, a construção da cisterna do Campus Macaé e a cobertura da quadra esportiva do Campus Avançado Cambuci; já a verba de "R$359.768,00" será utilizada para a aquisição de quatro veículos para a Reitoria e a construção do elevador da sede para atender à acessibilidade.

Para Fernando, as emendas parlamentares são recursos importantes que contribuem para a consolidação da instituição. “Muitos campi ainda têm a necessidade de se consolidarem em termos de obras e equipagem de espaços, quer seja de equipamentos de laboratórios ou de mobiliário, devido ao seu crescimento”, ressalta.

As verbas destinadas aos campi serão utilizadas para obras, compra de equipamentos, veículos e consumo. Para a diretora-geral do Campus Itaperuna - uma das unidades contempladas -, Michelle Freitas Neto, as emendas parlamentares são de grande importância. O campus recebeu, recentemente, R$500 mil que serão utilizados para equipar cinco laboratórios voltados principalmente para as áreas de Mecânica, Química e Administração.

"Esses recursos provenientes de emenda parlamentar estão nos permitindo investir na consolidação dos cursos do campus, fortalecendo e intensificando atividades práticas para os alunos, com a compra de equipamentos para a abertura de novos laboratórios e também atualização de outros já existentes, além de investimento em mobiliário e itens de suporte para as aulas. É um ganho importantíssimo, que nos permite avançar mesmo em meio a um cenário adverso", acredita.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães, diz que os recursos disponibilizados contribuem para as ações do instituto. "Estamos em um tempo difícil, no qual precisamos mobilizar toda a sociedade e novos atores para defender e garantir a oferta de uma educação profissional e tecnológica pública e de qualidade cada vez mais próxima das pessoas", ressalta.

Saiba Mais: Emendas Parlamentares são recursos financeiros reservados por parlamentares, dentro do orçamento anual do poder público para investimentos em suas áreas de atuação, de acordo com as necessidades da região e dos municípios que eles representam. Todas as emendas precisam passar por análise de Comissão específica para serem aprovadas e são acompanhadas por um projeto detalhado que justifique o uso dos recursos.

(Notícia publicada no Informativo Eletrônico do IFFluminense, na edição de Julho de 2017. Acesse outras notícias do InFForme N.º 15  AQUI.)