Notícias

Internacionalização

Universidades da Colômbia ofertam curso de Espanhol online para servidores e estudantes do IFF

por Ferdinanda Maia / Comunicação Social da Reitoria publicado 15/02/2024 17h53, última modificação 16/02/2024 16h51
As inscrições poderão ser feitas até 28 de fevereiro. As aulas serão ministradas entre março e maio, de forma virtual.
Universidades da Colômbia ofertam curso de Espanhol online para servidores e estudantes do IFF

Curso será ministrado gratuitamente para servidores e estudantes do IFF (Arte: Lucas Peixoto/IFF).

 A Universidad de América (Unitec) e a Escuela Nacional del Deporte, da Colômbia, oferecem 60 vagas para estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense, no Curso de Español Nível A1, em Educação a Distância.

 Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, até o dia 28 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico, disponível AQUI. As aulas serão realizadas de forma virtual, nos meses de março, abril e maio de 2024. 

 O curso, que está sendo ofertado por meio do projeto de extensão do IFF Campus Quissamã Internacionalización en Casa: una propuesta para desarrollar la competencia intercultural y promover la ciudadanía global, tem o objetivo de apresentar as estruturas e as situações comunicativas básicas do espanhol. 

 A coordenadora do projeto de extensão e diretora de Pesquisa, Extensão e Apoio ao Estudante do IFF Campus Quissamã, ILeana Franzoso, enfatiza que “as aulas serão ministradas por professores nativos do Centro de Idiomas das instituições parceiras”. 

 Ao todo, serão 48h de carga horária, sendo 24h síncronas e 24h assíncronas. A previsão é de formar duas turmas: uma com início previsto para o dia 12 e a outra no dia 13 de março e término em 21 e 23 de maio. A Turma 1 será às terças-feiras, das 17h às 20h, e a Turma 2 às quartas e quintas, das 18h30min às 20h.

 A diretora de Pesquisa e Extensão do IFF Campus Bom Jesus, Sheila Abrahão Loures, acrescenta que “além do aprendizado do Espanhol, alunos e servidores poderão, no momento das aulas síncronas, ter uma grande troca cultural”. O campus está em diálogo com os parceiros colombianos para receber estudantes daquele país.