Notícias

Internacional

Vértices é destaque em Rede Latinoamericana de Revistas em Ciências Sociais e Humanas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/04/2020 16h33, última modificação 10/10/2023 13h01
Publicação da Essentia Editora do IFF foi tema de matéria principal do informativo da LatinRev.
Vértices é destaque em Rede Latinoamericana de Revistas em Ciências Sociais e Humanas

Periódico da Essentia Editora integra rede internacional de revistas acadêmicas.

 A Revista Vértices, da Essentia Editora do IFF, foi matéria de destaque no informativo da LatinRev - Rede Latinoamericana de Revistas Acadêmicas em Ciências Sociais e Humanas, que reúne cerca de 500 instituições de diversos países da América Latina.

 A notícia foi publicada na seção “Conhecendo as nossas revistas”, na Newsletter N.º 45, de 20 de abril (Leia Aqui). O texto faz uma apresentação da Vértices, seus processos para submissão e publicação, e as ações desenvolvidas nos últimos dois anos para melhorar a qualidade editorial.

 Para Inez Barcelos Andrade, editora assistente da Vértices e membro da Comissão de Editores da Essentia, participar de portais na internet que compartilham publicações de outros países amplia a atuação da editora internacionalmente.

 “A nossa proposta é divulgar a produção editorial da Essentia não só em âmbito institucional, mas principalmente nacional e internacionalmente. Ser destaque na Newsletter da LatinRev é um dos passos para a divulgação de nossas revistas para um público de leitores, autores e avaliadores com abrangência internacional”, avalia.

 Além da Vértices, também integra essa rede internacional de revistas o Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego – publicação da Essentia. Ambos passaram a fazer parte em 2019. Inez conta que a editora fez a solicitação por meio do preenchimento e envio de formulários e documentação exigida para o processo. Uma das condições para participar é ser um periódico de acesso aberto e gratuito.

Além do Brasil e Argentina, integram a Rede países como Bolívia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Suriname, Uruguai, entre outros. 

 LatinRev: A LatinRev é uma rede cooperativa de revistas acadêmicas do campo das Ciências Sociais e Humanas criada em 2017 pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flasco), na Argentina. Seu objetivo é fornecer consultoria, treinamento e atualizações sobre questões relacionadas à sustentabilidade das publicações. Além disso, a LatinRev oferece a criação de um espaço colaborativo e participativo para disseminar informações de interesse para as equipes editoriais. 

 “Os editores das revistas Vértices, Boletim e a Comissão de Editores Científicos consideram que a publicização dessas publicações em veículos de comunicação como a LatinRev é um importante passo para concretização de um dos nossos principais objetivos que é alcançar um público cada vez mais amplo para as obras produzidas pela Essentia, nesse caso, indo para além das fronteiras do nosso país”, destaca Inez.