VI Confict reúne pesquisadores

por admin publicado 03/06/2014 16h15, última modificação 31/08/2023 12h44
VI CONFICT acontece até o dia 05 de junho e conta com palestras, minicursos e mesas redondas. Evento é uma parceria entre Uenf, IFF e UFF.

A cerimônia de abertura das atividades do VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica (Confict) foi realizada na noite dessa segunda feira, 02 de junho, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

Compuseram a mesa o reitor da Uenf, prof. Silvério de Paiva Freitas; o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense, Carlos Márcio, representando o reitor Luiz Augusto Caldas; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Uenf, Antônio Amaral Júnior; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFFluminense, José Augusto Ferreira e, representando o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), o prof. Cláudio Henrique Reis.

O evento contou com a presença da prof.ª doutora Ana Lúcia Assed, da Universidade Católica de Brasília, que ministrou a palestra de abertura intitulada “A Importância da Inovação para o Desenvolvimento do País”. A professora fez um passeio por diversos artefatos tecnológicos, mostrando a evolução que sofreram ou vêm sofrendo através dos tempos e o impacto social que cada um causou no momento em que foi lançado. Ana Lúcia também ressaltou a importância de ser um bolsista de iniciação científica e tecnológica e o valor que isso tem. "Vocês são os personagens principais do desenvolvimento científico-tecnológico do nosso país", destacou.

Para Ana Lúcia "o país que investe em inovação, ganha mercado e, a partir daí, começa o desenvolvimento em seus mais variados setores".

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFF, José Augusto Ferreira salientou que o evento cumpre um importante papel no intercâmbio entre pesquisadores da região, sobretudo na iniciação científica. "Muitas parcerias nós construímos neste encontro e muitas possibilidades de pesquisa também iniciamos aqui. Além disso, o tema do encontro é extremamente urgente e importante para o desenvolvimento do Brasil".

O VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica é realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Instituto Federal Fluminense e Universidade Federal Fluminense, instituições que possuem Programas de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Neste ano, 527 trabalhos serão apresentados.

O Congresso teve início nessa segunda-feira, 02, e a programação segue até a próxima quinta-feira, 05, com palestras, minicursos, mesas de discussão e outras atividades. Veja a programação e a lista de apresentações orais e banners no site oficial do evento.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 03/06/2014)