VI Confict será aberto nesta segunda-feira

por admin publicado 29/05/2014 17h50, última modificação 31/08/2023 12h47
Congresso reúne 1271 pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense, do Instituto Federal Fluminense e da Universidade Federal Fluminense.

Com o tema “O caminho para a inovação”, o VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) será realizado de 02 a 05 de junho de 2014, na Universidade Estadual do Norte Fluminense.

O evento engloba o 19º Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 11º Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 7ª Jornada de Iniciação Científica da UFF.

Com um total de 1271 inscritos, o Congresso vai reunir 527 trabalhos. Pelo IFFluminense, irão participar 317 pessoas, entre servidores e estudantes, e serão apresentados 125 projetos.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFF, José Augusto Ferreira, destaca que o Confict é o principal evento da produção científica na instituição e é um momento ímpar sob dois aspectos.

“Primeiro porque permite o encontro e o intercâmbio de pesquisadores que têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos. É um momento também de avaliação dos projetos e de expectativas no sentido de que quando o estudante vê a iniciativa do outro – os métodos, as descobertas, o que significa investigar – ele tem a chance de aprender muito além do que imagina. Sob um segundo aspecto, destaco o fortalecimento das parcerias institucionais e o retorno para a região visto que as pesquisas têm como foco o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Segundo a coordenadora do Confict, Adriana Jardim de Almeida, uma das novidades este ano é a possibilidade de estudantes de outras instituições apresentarem seus trabalhos de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica em forma de banners. Estão inscritos sete trabalhos de alunos da UNES (Faculdade do Espírito Santo). O evento conta ainda com 333 projetos da Uenf e 69 da UFF.

A programação inclui apresentações orais, sessões de banners, palestras, minicursos, mesas-redondas e mesas de discussão. Veja a programação e a lista de apresentações orais e banners no site oficial do evento.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

Fonte: Ascom Reitoria IFF com Ascom Uenf