Eleições IFF 2023

Victor Saraiva é eleito reitor do IFF com 36,76% dos votos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/12/2023 00h56, última modificação 07/12/2023 01h41
O mandato será de quatro anos, de 2024 a 2028. As eleições foram realizadas nessa quarta-feira, 06 de dezembro, nas unidades do IFF.
Victor Saraiva é eleito reitor do IFF com xxx dos votos

Victor Saraiva será reitor do IFF no período de 2024 a 2028 (Foto: Divulgação IFF).

O professor Victor Barbosa Saraiva foi eleito reitor do Instituto Federal Fluminense com 36,76% dos votos, nas Eleições IFF 2023 realizadas nessa quarta-feira, 06 de dezembro de 2023, em 13 unidades do Instituto, quando também foram eleitos os diretores-gerais de 11 campi. Victor é o atual diretor-geral do Campus Cabo Frio e está eleito para o mandato 2024-2028, substituindo o professor Jefferson Manhães de Azevedo. O candidato Carlos Artur de Carvalho Arêas recebeu 31,02% dos votos.

A apuração começou às 21h30min e foi finalizada às 01h40min, na sede da Reitoria, em Campos, com transmissão ao vivo pelo IFFTube. Victor recebeu a notícia no Campus Campos Centro e declarou:

“A gente só tem agora é que comemorar essa vitória, que foi uma vitória da democracia, uma vitória da instituição, uma vitória da nossa comunidade, para que a gente possa continuar atendendo a nossa comunidade, fazendo aquilo que é a missão da instituição.  A gente hoje ganhou e todo mundo ganhou com todo o processo que aconteceu durante esse período.”

Victor Saraiva assume o cargo em abril de 2024.

Em entrevista recente, ele afirmou que suas primeiras ações serão estabelecer canais e espaços para escuta ativa da comunidade e realizar o mapeamento das necessidades emergenciais. “Criaremos a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis para a coordenação de ações para as políticas de assistência estudantil e formação integral dos estudantes. Será criado o Escritório de Projetos e Captação de Recursos, para viabilizar melhorias na infraestrutura e nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

O professor Victor é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas e doutor em Ciências, com pós-doutorado em Bioquímica de Micro-organismos pela UFRJ. Desde 2008, atua como professor no IFF, ministrando as disciplinas da área de Biologia no Curso Técnico em Química, Licenciatura em Biologia, Engenharia Mecânica, Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos. Atuou como coordenador de Ensino Superior e Pesquisa e diretor de Administração.

Confira abaixo os diretores-gerais eleitos:

Bom Jesus do ItabapoanaLeandro Pereira Costa - 27,87% dos votos

Cabo FrioThales Bittencourt de Oliveira - 35,46% dos votos