VII Confict será aberto nesta segunda

por admin publicado 03/06/2015 17h45, última modificação 31/08/2023 12h45
O VII Confict será realizado de 08 a 10 de junho de 2015, em Campos-RJ, e reúne pesquisas de estudantes e servidores da Uenf, do IFFluminense e da UFF.

Em 2015, o tema do VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) será “Luz, Vida e Ciência”. O evento reúne as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes bolsistas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação das três instituições participantes. Além da apresentação dos trabalhos, haverá palestras, mesas redondas e minicursos.

Neste ano, o Congresso vai reunir 1293 participantes, sendo 392 do IFFluminense. Servidores e estudantes do Instituto apresentarão um total de 114 projetos em formato banner ou oral, cujas temáticas são variadas, nas seguintes grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias.

“A cada edição do evento, percebe-se um maior envolvimento e empolgação dos estudantes com as atividades de iniciação científica e tecnológica e uma maior compreensão e domínio das temáticas dos projetos”, acredita a diretora de Pesquisa e Inovação do IFF, Sandra de Miranda Soares.

O Confict reúne o 20º Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 12º Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 8ª Jornada de Iniciação Científica da UFF.

Programação: A abertura do evento está marcada para o dia 08 de junho, e contará com uma apresentação musical dos alunos da 1ª turma do curso de Licenciatura em Música do campus Guarus. Cerca de 20 alunos, coordenados pela professora Raquel Fernandes, estarão mostrando suas expertises em instrumentos e voz, interpretando músicas que retratam a cultura brasileira.  Também no primeiro dia, haverá a palestra “Luz, Vida e Ciência”, proferida pelo professor Nelson Pinto Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). No segundo e terceiro dia, além das apresentações de banners e orais, estão programados minicursos e mesas-redondas. O professor do IFFluminense, Rodrigo Martins Fernandes, vai ministrar a palestra "Ciência: o uso racional dos recursos energéticos para uma sociedade sustentável", no dia 09 de junho, às 16h15.

Sobre o tema do VII Confict: A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o “Ano Internacional da Luz”. Ao escolher este tema, a organização do Confict objetiva a concepção da LUZ como matéria da CIÊNCIA e do desenvolvimento tecnológico, assim como o reconhecimento do papel, indubitavelmente, essencial que a luz desempenha para a manutenção da VIDA em nosso planeta.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 03/06/15)