Notícias

Integridade

Você conhece a Auditoria Interna do IFF?

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/07/2023 14h47, última modificação 10/10/2023 13h20
A Auditoria Interna é uma das estruturas que compõe a Gestão da Integridade no Instituto Federal Fluminense.
Você conhece a Auditoria Interna do IFF?

(Arte: Bruno Leite/IFF)

 Dando prosseguimento à campanha de divulgação do Programa de Integridade do IFF, neste mês de julho, vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Auditoria Interna. Conversamos com a auditora-chefe Vaneska Tavares Rangel Prestes, que falou sobre os objetivos, atividades realizadas, atribuições e contribuições do órgão para a Integridade Pública.

 Portal do IFF: O que é e qual o objetivo da Auditoria Interna?

 Vaneska Tavares: A Auditoria Interna é um órgão auxiliar ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que tem por objetivo adicionar valor, melhorar as operações e contribuir para o IFFluminense alcançar seus objetivos, por meio de serviços de avaliação e consultoria, adotando uma abordagem sistemática e disciplinada para a melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e da governança corporativa.

 Portal do IFF: O setor de Auditoria Interna possui atividade independente. A quem ele está vinculado?

 Vaneska Tavares: Independência é a imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade da atividade de auditoria interna de conduzir as respectivas responsabilidades de maneira imparcial. A atividade deve estar livre de interferências na determinação do escopo da auditoria interna, na execução dos trabalhos e na comunicação de resultados.

 Para atingir o grau de independência necessário para conduzir eficazmente as responsabilidades da atividade de auditoria interna, este setor possui um relacionamento de duplo reporte: funcionalmente ao Consup e administrativamente ao reitor. 

 Portal do IFF: Quantos são e quais as atribuições dos auditores do IFF?

 Vaneska Tavares: A equipe é composta por cinco auditores. Dentre as principais atribuições estão: realizar serviços de avaliação e consultoria; elaborar relatórios; realizar o monitoramento da implementação das recomendações emitidas nas auditagens; elaborar Plano de Auditoria Baseado em Riscos (PAINT); elaborar o Relatório Anual das Atividades de Auditoria Interna (RAINT); interagir com órgãos de controle interno e externo, de forma a harmonizar o planejamento, racionalizar a utilização de recursos e evitar sobreposição de trabalhos; reportar quaisquer respostas aos riscos, por parte da Administração, que possam ser inaceitáveis para o IFFluminense; dentre outras.

"Compete à Auditoria Interna, dentre outros, avaliar a criação, implantação e eficácia dos objetivos, programas e atividades de ética e integridade da organização". Vaneska Tavares

 Portal do IFF: Qual a contribuição da Auditoria Interna para a Gestão da Integridade na instituição?

 Vaneska Tavares - No conhecido Modelo das Três Linhas (THE IIA, 2020), adotado pelo IFFluminense, a Auditoria Interna ocupa estrategicamente a terceira camada, de onde reporta, com independência e objetividade, suas descobertas à gestão e ao órgão de governança para promover e facilitar a melhoria contínua. O entendimento do referido modelo é fundamental para a definição de papéis e responsabilidades, o que é um dos requisitos para uma boa governança.

 Na primeira linha estão os gestores dos riscos responsáveis pela operação dos controles internos em todos os níveis da organização. A segunda é responsável por apoiar e monitorar a primeira linha, como é o caso da Unidade de Gestão de Integridade (UGI) e da Coordenação da Gestão de Integridade. A Auditoria Interna é a terceira linha, cumprindo a tarefa de verificar como a primeira e a segunda linhas alcançam os objetivos de gerenciamento de riscos e controles.

 De acordo com o Decreto nº 11.529, de 16 de maio de 2023, Programa de Integridade é  o conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional.

 Contudo, os pilares do programa - comprometimento da alta gestão, gerenciamento de riscos, políticas/código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação, canais de denúncia, investigações internas, monitoramento - não devem ser considerados isoladamente, pois uma leitura global do sistema se faz necessária para melhor entendimento da conformidade que se almeja.

 Nesse contexto, compete à Auditoria Interna, dentre outros, avaliar a criação, implantação e eficácia dos objetivos, programas e atividades de ética e integridade da organização. Os relatórios dos auditores auxiliam na análise crítica pela Alta Administração e permitem observar oportunidades de melhoria e até mesmo oferecer subsídios para a tomada de decisões no sentido de deflagrar mudanças organizacionais significativas.

 Além da avaliação, a Auditoria Interna pode atuar prestando o serviço de consultoria, observando que não deve assumir responsabilidade de gestão, mantendo, assim, a sua independência e objetividade. Aconselhamento, orientação, facilitação e treinamento são as formas mais usuais de consultoria.  

 Portal do IFF: Como a comunidade pode ter acesso aos relatórios de auditoria interna?

 Vaneska Tavares: Os relatórios de auditoria são publicados no portal do IFFluminense, na seção Auditoria Interna. Link: https://portal1.iff.edu.br/Acesso-a-Informacao/auditorias-1/auditoria-interna/relatorios.

 Próximas temáticas – no mês de agosto, o tema da campanha será a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR. Todas as áreas que englobam a promoção da Integridade Pública no IFFluminense serão abordadas em outras notícias/entrevistas.

 Fique atento ao Portal do IFF e à página do Programa de Integridade do IFFluminense para acompanhar todas as notícias relacionadas a esse assunto!

 

 

 √ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

 √ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!