Eleições 2019

Votação para reitor e diretores-gerais acontece em todas as unidades do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/12/2019 10h52, última modificação 10/10/2023 12h59
Estudantes e servidores podem votar até as 21h desta quarta-feira, dia 11, no seu campus/unidade.
Votação para reitor e diretores-gerais acontece em todas as unidades do IFF

Servidor Cláudio Fidélis durante votação, na Reitoria do IFF (Fotos: Ana Carolina Cruz)

O Instituto Federal Fluminense iniciou às 9h da manhã desta quarta-feira, dia 11 de dezembro, a votação para escolha do reitor e de diretores-gerais de 11 campi situados nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, Lagos e Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Estudantes e servidores podem votar, no seu campus, até as 21h.

Para votar, é necessário apresentar um Documento Oficial com Foto, sendo também aceito o crachá funcional emitido pelo IFF, no caso dos servidores; e a carteirinha estudantil emitida pelo IFF, no caso dos alunos.

A votação é realizada por meio de urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). São 50 urnas distribuídas entre as seções de votação na Reitoria e nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, Avançado Cambuci, Avançado Maricá e Avançado São João da Barra.

Alunos e servidores dos campi deverão votar primeiro para reitor, com a digitação de dois números na urna eletrônica, e depois para diretor-geral, com três números. Os servidores da unidade Reitoria votam apenas para reitor.

Os três candidatos a reitor do IFF, os professores Jefferson Manhães de Azevedo, Jonivan Coutinho Lisboa e Maurício Gonçalves Ferrarez, votaram pela manhã, no Campus Campos Centro.

Na Reitoria do Instituto a votação começou com tranquilidade e sem filas. A servidora Loide Aragão Pinto, técnica em Assuntos Educacionais da Pró-reitoria de Ensino, foi uma das que compareceram para votar na primeira hora de abertura da seção. Ela elogiou a organização do processo eleitoral.  “Eu entrei esse ano no IFF, é a primeira vez que estou votando aqui. Gostei muito da organização, de assistir aos debates, deles serem transmitidos online para que a gente pudesse ouvir e tomar nossas posições. Espero que todos votem também porque é importante, e é a nossa opinião, como a gente se insere neste mundo, colocando um representante que seja mais de acordo com o nosso pensamento e concepção de educação”, ressaltou a servidora.

Apuração - conduzida pelas Comissões Eleitorais Locais e Central, a apuração do resultado será realizada imediatamente após o encerramento da votação. Serão considerados eleitos os candidatos que apresentarem taxa percentual de votos superior aos demais candidatos, considerando o peso de participação de cada segmento, estabelecido pela Resolução N.º 51/2019.

De acordo com o membro da Comissão Eleitoral Central, Fernando Nunes, a expectativa é de que o resultado das Eleições seja divulgado ainda nesta quarta-feira. “Assim que a votação for encerrada, as Comissões Eleitorais Locais e Central irão enviar o resultado da votação de cada campus para a Comissão Central, que fará a apuração na Reitoria do IFF. A expectativa é de que o resultado seja divulgado antes da meia-noite”, afirma.

Todas as informações podem ser acompanhadas pela Página das Eleições e também pelo Portal de Seleções.