Notícias

Ensino

Webinar debate uso de tecnologias no processo educativo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/11/2020 17h41, última modificação 31/08/2023 13h01
A ação do grupo IFF Mídias será realizada nesta quinta-feira, 19 de novembro.
Webinar debate uso de tecnologias no processo educativo

Encontro visa trocar experiências e refletir sobre o uso de tecnologias no ensino (Arte: Bruno Leite).

 A Diretoria de Políticas da Educação da Pró-reitoria de Ensino do IFF (Proen), junto com o Grupo de Trabalho IFF Mídias, realiza uma webinar nesta quinta-feira, 19 de novembro, às 10h, no canal da Rádio IFF Educativa, no YouTube.

 O IFF Mídias é um grupo formado por professores que, desde o início de outubro, vem se reunindo toda semana para trocar experiências, propor discussões e socializar com os seus pares do Instituto o conhecimento disponível em práticas e recursos em mídias sociais e digitais a serviço do processo educativo.

 O evento tem como objetivo apresentar o grupo para a comunidade interna, suas produções e reflexões, além de abrir espaço para outros servidores que queiram participar. A equipe também vai compartilhar suas experiências com mídias que vêm sendo utilizadas antes e durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), tais como podcast, videoaulas, lives no YouTube e Instagram, AVA moodle e material digital. 

 A ideia é juntar esforços neste momento de pandemia de Covid-19, tão desafiador para o processo educativo, mas ao mesmo tempo com diversas possibilidades no que se refere ao uso da tecnologia para a prática pedagógica.

 Participam da webinar os professores do IFF Bruno Jardim, Diego Sales, André Velasco, Saulo Nascimento, Fabrício Barros e Daniel Vasconcellos com a mediação da professora Camila Romero.

 Saiba mais: A ação do grupo IFF Mídias foi formalizada por meio da Portaria N.º 647 de 15 de outubro de 2020, que instituiu o grupo de trabalho para implantação e sistematização da produção de material didático (mídias digitais) do IFF, em um prazo de quatro meses.

 Além deste guia com as principais ferramentas utilizadas para a produção de material didático, o GT também deve produzir um e-book que reunirá o passo a passo de cada ferramenta, com vídeos tutoriais, de forma a auxiliar professores na criação de suas aulas.

 "Os professores vêm, cada vez mais, contando com a presença de tecnologias e mídias digitais na organização dos componentes curriculares. As discussões do GT tomaram como ponto de partida a oportunidade de reconhecer as potencialidades pedagógicas dessas mídias e, então, incorporá-las à sua prática”, destaca Saionara Rosa da Cruz, diretora de Políticas da Educação da Proen, acrescentando que as mídias digitais são ferramentas fundamentais para alcançar o interesse e a motivação do estudante.

 “Além de deixarem as aulas mais atrativas, são recursos que têm a capacidade de tornar uma aula mais dinâmica. Aprendemos por vários meios: vendo, escrevendo, ouvindo... de todo modo, interagindo. As mídias digitais são colaboradoras no processo de aquisição do conhecimento, uma vez que permitem que o estudante possa compreender os conceitos e conteúdos de acordo com as suas facilidades, explorando formas particulares de aprendizado. Com isto, estes recursos podem auxiliar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem”, acredita.

Serviço:

Webinar IFF Mídias

19 de novembro

10h

YouTube Rádio IFF Educativa

Participantes:

Prof.ª Camila Mendonça Romero Sales da área de Administração (Campus Campos Centro) 

Diego da Silva Sales, professor de Informática, Bacharel em Informática, Mestre e Doutor em Engenharia (Campus Campos Guarus)

Bruno de Castro Jardim, professor de Biologia, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Biociências e Biotecnologia (Campus Itaperuna)

André Soares Velasco, professor de Matemática, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção (Campus Campos Guarus)

Saulo Queiroz Nascimento, professor de Indústria e Tecnologias, Mestre em Tecnologia e Especialista em Educação (Campus Campos Guarus)

Fabrício Barros Gonçalves, professor de Informática, Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Informática e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (Campus Bom Jesus do Itabapoana)

Daniel Vasconcelos Corrêa da Silva, professor de Informática, Mestre em Computação (Campus Quissamã)