Educação

Webinar desta semana apresenta primeiros resultados da pesquisa de acesso digital dos estudantes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/07/2020 13h08, última modificação 31/08/2023 12h59
Seminário virtual, destinado aos servidores do Instituto, será realizado nesta quinta-feira, dia 02, às 10h, com transmissão pelo IFF Tube.
Webinar desta semana apresenta primeiros resultados da Pesquisa de Acesso Digital dos Estudantes

Servidores poderão enviar perguntas e comentários durante a transmissão (Arte: Lionel Mota)

A webinar desta semana terá como tema a Pesquisa de Acesso Digital dos Estudantes, que está sendo realizada pela Reitoria e pelos campi do Instituto Federal Fluminense, com o objetivo de traçar um diagnóstico do acesso dos alunos à Internet e subsidiar o planejamento de ações educativas neste período de isolamento social, em virtude da pandemia da Covid-19.

O seminário virtual, destinado aos servidores do IFF, será realizado nesta quinta-feira, dia 02 de julho, às 10h, com transmissão pelo IFF Tube. O evento terá a participação dos professores e diretores de Ensino Rafael Gardoni, do Campus Bom Jesus; João Felipe Borges, do Campus Itaperuna; e Nathália Bastos, do Campus Quissamã. A mediação será do professor e coordenador de Avaliação de Processos Educacionais da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFF, Francesco Lugli.

De acordo com Franscesco, durante a webinar serão apresentados “a metodologia utilizada na pesquisa e os resultados obtidos no que diz respeito ao diagnóstico sobre o acesso digital dos discentes do IFFluminense”.

Os principais tópicos abordados serão: acesso digital e políticas de inclusão; acesso digital no contexto da elaboração das "Diretrizes do Regime Excepcional de Aprendizagem"; diagnóstico do acesso digital no IFF; metodologia e principais resultados da fase 1 da pesquisa, que foi realizada pela Proen com os estudantes no início da suspensão do calendário acadêmico; e construção, metodologia e primeiros resultados da fase 2 da pesquisa, que está sendo realizada pelos campi do Instituto.

Franscesco explica que a fase 2 , chamada de “pesquisa censitária”, é uma construção coletiva, com a participação de todos os campi. “A ideia era que a pesquisa fosse conduzida pelas diretorias/coordenações de Ensino dos campi, convergindo com o que foi estabelecido na Câmara de Ensino. Então, nessa fase de coleta de dados, alguns campi não terminaram ainda, estamos fazendo uma elaboração desses dados de acordo com o patamar comum estabelecido e com as especificidades de cada campus”, afirma o coordenador.

Os servidores poderão interagir com os palestrantes, enviando perguntas e comentários durante a transmissão.