Notícias

Inovação

Workshop sobre patentes será realizado no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 07/06/2019 19h50, última modificação 31/08/2023 12h54
Capacitação acontece em todo o país, ao longo de 2019, e tem inscrição gratuita.
Workshop sobre patentes será realizado no IFF

O workshop visa capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes (Foto: Banco de Imagem IFF).

 Campos dos Goytacazes-RJ será uma das cidades brasileiras a receber o workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”, que em 2019 terá cerca de 70 edições. No município, o evento, promovido pela Axonal Consultoria Tecnológica, será em conjunto com o IFFluminense, por meio da Diretoria de Internacionalização e Inovação. 

 Com inscrição gratuita, a atividade será realizada no auditório Cristina Bastos do Campus Campos Centro do IFF, nos dias 11 e 12 de julho, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min, e está voltada a alunos do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação (ProfNIT), alunos e professores dos cursos tecnológicos, bem como pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes.

“Assim, promovemos um verdadeiro desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo e da inovação”.

 De nível básico a intermediário e com 12h de duração, o workshop visa capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. 

 O professor do IFF, Henrique da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação destaca que a proposta de trazer o curso vai além de difundir a cultura da inovação. “Existe no entorno do IFFluminense o que chamamos de ecossistema de Empreendedorismo e Inovação, que conglomera, entre outros, diversas empresas de base tecnológica e start-ups de alunos e ex-alunos da instituição. Isso é bom, mas precisamos de mais. E essas start-ups e empresas de tecnologia têm como seu principal valor, muitas vezes, uma técnica, um procedimento, um produto, um diferencial que pode e tem que ser protegido por patente”, diz.

 Ele acrescenta que além de capacitar professores e alunos da instituição sobre como proteger as tecnologias e como encontrar patentes similares, a ação visa alcançar também toda a comunidade interessada. “Assim, promovemos um verdadeiro desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo e da inovação”, acredita.

 Para fazer a pré-inscrição, é preciso acessar o site https://www.axonal.com.br/capacitacao e preencher as informações. Como as vagas são limitadas, 250 no total, é imprescindível a pré-inscrição e aprovação prévia pelo comitê organizador. O cadastramento dos pré-inscritos pelo site será realizado no local do evento, das 8h30min às 9h.

 O curso será ministrado por Henry Suzuki, sócio diretor da empresa, que enviou uma mensagem aos interessados. Ouça abaixo:

 Dividido em quatro blocos, o workshop vai contar com os seguintes conteúdos:

DataHorárioConteúdo
11/07 9h às 12h
  • Revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação
11/07 13h30min às 16h30min
  • Guias e Diretrizes para redação e análise de patentes
  • Erros comuns em redação e tramitação de patentes

  • Estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos

12/07 9h às 12h
  • Exercícios guiados: Identificação e endereçamento de problemas técnicos; Construção de quadros reivindicatórios; Elaboração de relatórios descritivos

12/07 13h30min às 16h30min
  • Busca e análise de patentes

  • Fontes de Informação gratuitas e comerciais

  • Ferramentas e técnicas de busca e análise (introdução)

  • Oficina prática “online” com uso do sistema Questel Orbit

  • Tempo extra para busca e leitura de patentes de interesse pelos participantes (individualmente)

 Saiba Mais sobre o palestrante: Henry Suzuki é sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Cocriador da Rede Mentores do Brasil.

 

 Fonte: com informações do site da Axonal


registrado em: , ,